4 de abril de 2019

“Café com Física”: seminário com Prof. Ernesto Galvão (IF/UFF)

No último dia 04 do corrente mês, a iniciativa Café com Física contou com a participação do Prof. Ernesto Galvão, docente do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF/UFF), que apresentou a palestra intitulada Inferindo o grau de semelhança entre pares de estados clássicos e quânticos.

Galvão discorreu sobre estados quânticos desconhecidos, valores de overlaps que são igualmente desconhecidos, soluções completas para o problema de três estados com um overlap desconhecido e a obtenção de cotas para o problema mais geral.

O palestrante também discutiu como estados quânticos violam cotas clássicas referentes a estados diagonais em uma base fixa (ou seja, sem coerências), além de ter descrito duas aplicações dos resultados: caracterização de indistinguibilidade fotônica e uma testemunha de dimensionalidade.