12 de fevereiro de 2016

Brasileiros envolvidos no projeto responsável por detecção histórica

Nesta quinta-feira (11), foi publicada uma reportagem no boletim diário de notícias da FAPESP em que se destacou a participação de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IFT/UNESP no consórcio responsável pelo projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitacional-wave Observatory), pelo qual foi possível detectar diretamente ondas gravitacionais, geradas pela colisão e fusão de dois buracos negros. O anúncio da detecção inédita foi feito por pesquisadores do projeto LIGO, nesta última quinta-feira, durante uma coletiva de imprensa promovida em Washington, nos Estados Unidos.

A existência dessas ondas já havia sido prevista por Albert Einstein (1879-1955), tendo sido descrita na Teoria Geral da Relatividade, que foi apresentada pelo físico à Academia Prussiana de Ciências, em Berlim, na Alemanha, em 25 de novembro de 1915.

Após ter ajudado a comprovar esta previsão de Einstein, a detecção das ondas gravitacionais, que foi realizada em 14 de setembro de 2015, poderá, entre outras coisas, auxiliar cientistas na descoberta de novos materiais e, eventualmente, trazer novas explicações para a origem do universo.

A reportagem publicada no boletim de notícias da FAPESP pode ser conferida na íntegra, AQUI.