29 de julho de 2014

Brasil conquista cinco medalhas de bronze

O Brasil conquistou cinco medalhas de bronze na 45ª edição da Olimpíada ipho150Internacional de Física, um evento que ocorreu entre os dias 14 e 21 de julho na cidade de Astana, Cazaquistão, com a participação de 85 países.

O vencedor absoluto desta Olimpíada foi o jovem Xiaoyu Xu, da República Popular da China, país que dominou a conquista de medalhas de ouro nesta competição (5), liderando as representações asiáticas constituídas por Taiwan e Coreia do Sul, ambas também com 5 medalhas de ouro, cada, seguindo-se a Rússia IPHO2014-250e os Estados Unidos, com três medalhas de ouro, cada uma.

Quanto às medalhas de prata, a surpresa veio da República Islâmica do Iran, com a conquista de 5 medalhas, seguindo-se o Japão, com 4 medalhas.

Na categoria bronze, o Brasil destacou-se ao arrecadar as 5 medalhas já citadas acima, estando classificado na 25ª posição de entre os 85 países que quadro_medalhashabitualmente participam deste evento.

Desde 2003 e no seu último ano como coordenador nacional da Olimpíada Internacional de Física e da Olimpíada Brasileira de Física, o docente do IFSC-USP, Prof. Euclydes Marega Junior, anseia que o nível alcançado pelo Brasil, com tanta hegemonia, possa ser transferido para a conquista de medalhas de ouro, até porque “os estudantes brasileiros são excepcionais, bastando, para isso, que lhes sejam dadas chances para demonstrá-lo”.

O quadro lateral mostra o desempenho dos estudantes brasileiros nos últimos dez anos, bem como os resultados das participações dos estudantes nacionais na Olímpiada Iberoamericana de Física.

Este ano, a seleção brasileira para a Olimpíada Internacional de Física foi composta pelos estudantes, Daniel Mitsutani, Matheus Carius Castro, Pedro Jorge Luz Alves Cronemberger, Gabriel Oliveira Martins e Victor da Rocha Sales.

A próxima olimpíada ocorrerá em 2015, em Nova Delhi, Índia.

Para conferir os resultados oficiais Clique AQUI.