12 de fevereiro de 2020

Vagas para Pós-Doutorado (CEPOF – IFSC/USP) – Bolsas FAPESP

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) dispõe de vagas de pós-doutorado nas áreas de Física Atômica Experimental com Átomos Frios e Condensados de Bose-Einstein, para desenvolver pesquisa no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – CEPOF (http://cepof.ifsc.usp.br), um dos CEPID’s financiados pela FAPESP.

As posições são válidas por um ou dois anos e incluem bolsa da FAPESP, com possível suporte para despesas de instalação.

Inscrições se encerram em 1º de março de 2020.

Candidatos devem enviar por e-mail os seguintes documentos:

– CV com lista de publicações e expertise;
– Declaração de uma página sobre o interesse nas áreas de interesse;
– Nome e informações de contato dos provedores das cartas de recomendação.

A seleção dos candidatos será feita pelos coordenadores de pesquisa do CEPOF e o início das atividades está programado para o mês de agosto do corrente ano.

Inscrição, informações e cartas de recomendação deverão ser enviadas para para Kilvia Farias: kilvia@ifsc.usp.br.

As vagas estão relacionadas a projetos que visam investigar novos efeitos em Átomos Frios e em Condensados de Bose-Einstein de Na, K, Rb, e Dy, bem como espalhamento cooperativo de luz em Sr e metrologia de tempo e frequência em Cs, esperando-se gerar novos conhecimentos nos tópicos de interesse.

Áreas de interesse das vagas:

– Turbulência Quântica;
– Termodinâmica de átomos frios;
– Espalhamento de luz de átomos frios e redes ópticas;
– Gases Quânticos Dipolares;
– Relógios Atômicos com átomos frios.

O candidato precisa ter concluído o doutorado recentemente (menos de sete anos desde a defesa) em Física, Engenharia, e áreas relacionadas.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros.

Cada selecionado receberá uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.