30 de novembro de 2015

“Bastien & Bastienne” (Mozart) encerra série de concertos 2015

Foi com a apresentação da récita Bastien & Bastienne, ópera escrita por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) quando tinha apenas 12 anos de idade, que o Teatro Municipal de São Carlos se despediu da série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos, referente ao ano 2015, uma iniciativa do IFSC/USP em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, com a participação ininterrupta da USP – Filarmônica, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), que trouxe à nossa cidade um lote diversificado de excelentes músicos e cantores integrados em inúmeros repertórios.

op-1

Esta récita trouxe a São Carlos, no dia 25 de novembro, a soprano Tamara Pereira (recém formada pelo DM-FFCLRP-USP), como Bastienne, o tenor alemão Johannes Grau (recém formado pela Escola Superior de Música Hanns Eisler, de Berlim), interpretando Bastien, e o barítono Alexandre Mazzer Perticarrari (aluno do DM-FFCLRP-USP), no papel de Mago Colas, com direção de cena de José Maurício Cagno (que atuou como ator-narrador) e cenografia assinada por Costi Sarantopoulos. A USP – Filarmônica foi regida pelo Maestro Prof. Rubens Russomano Ricciardi (FFCLRP/USP).

Pela primeira vez, o público de São Carlos teve a oportunidade de assistir a uma rara montagem de ópera, onde a orquestra ocupou seu lugar, em fosso, junto às primeiras filas da plateia, com toda a área do palco reservada para a parte cênica, dando destaque ao enredo baseado nas desventuras de uma jovem camponesa, de nome Bastienne, que perde seu amado – Bastien – para uma nobre dama. Sem saber o que fazer para recuperar seu amado, a jovem Bastienne pede ajuda ao Mago Colas e este desdobra-se a dar conselhos e a desencadear mágicas, quer a um, quer a outro, para unir o casal.

op-2

Nesta récita de Bastien & Bastienne, apresentada no Teatro Municipal de São Carlos, traduziu-se para o português (em letreiros projetados sobre a cena) o libreto cantado em alemão, e foram substituídos os recitativos (que não constam da primeira versão original de Mozart) por uma narração da história em português, facilitando a assimilação imediata do enredo por parte do publico.

Em termos históricos, é bem possível que a primeira apresentação de Bastien & Bastienne tenha ocorrido em outubro de 1768, em Viena, na mansão do Dr. Franz Anton Mesmer (1734-1815), médico alemão, curandeiro e fundador da doutrina do magnetismo da alma, também conhecido por Mesmerismo, e, por tudo isso, famoso precursor da parapsicologia. Mesmer era amigo de Leopold Mozart.

É possível, também, que a obra tenha sido encomendada para os festejos de suas bodas com Maria Anna von Posch, viúva de um importante nobre vienense. Com três cantores e uma orquestra clássica, Bastien & Bastienne foi idealizada para ser apresentada não em grandes teatros, mas sim em pequenos espaços, mesmo em casa de algum nobre abastado, ou em seu jardim, como no caso de Mesmer.

Nesta despedida de série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos, de 2015, coube ao Coordenador de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos, Roberto Mori, enaltecer e agradecer a iniciativa promovida pelo IFSC/USP e a forma como a USP soube atrair um público diversificado, relacionando-se com ele e criando importantes empatias.

op3

Por seu turno, coube ao Diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba, encerrar o evento, fazendo uma breve retrospectiva da iniciativa, tendo recordado as participações de grandes artistas, sempre acompanhados pela USP – Filarmônica, como foram os casos do tenor Fernando Portari e do pianista Caio Pagano, só para citar dois nomes, além de outras iniciativas que ocorreram em paralelo, exemplo da Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, com a participação do Prof. João Candido Portinari e equipe, sob o comando da Profa. Suely Avellar.

O Diretor do IFSC/USP agradeceu os apoios e as colaborações da Prefeitura Municipal de São Carlos, na pessoa do Prefeito da cidade, Paulo Altomani, bem como da Coordenadoria de Artes e Cultura, na pessoa de seu responsável, Maestro Robertinho Mori, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na pessoa da Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos, na pessoa do Prof. João Marcos de Almeida Lopes, da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), através do Prof. Fernando Luís Medina Mantelatto, do Departamento de Música da mesma Faculdade, na incansável e sempre disponível presença do Maestro Prof. Rubens Russomano Ricciardi, e da Diretoria Regional de Ensino, na pessoa da Profa. Débora Gonzalez Costa Blanco.

Agradecimentos especiais foram dirigidos a toda a equipe do Teatro Municipal, liderada pela Chefe da Divisão de Artes Cênicas, Sra. Maria Alice de Oliveira Rizzo, bem como ao IFSC/USP, na pessoa do Prof. Valtencir Zucolotto.

Acima de tudo, esta iniciativa teve a particularidade de estabelecer um importante elo entre a USP e a Sociedade de São Carlos e Região, meta que foi plenamente alcançada, tendo em consideração que os concertos realizados em 2015, no Teatro Municipal de São Carlos, conseguiram congregar um público estimado em mais de quatro mil pessoas, o que abre excelentes perspectivas para 2016

Confira, abaixo, imagens de alguns momentos da ópera Bastien & Bastienne.

op-4

op-5