2 de março de 2016

Avaliação de fármacos para o tratamento da esquistossomose

Na tarde dessa quarta-feira (02), ocorreu na sala 101 do Instituto de Física de São Carlos (na Área II do campus USP São Carlos) a palestra Abordagens e estratégias na avaliação biológica de fármacos para o tratamento da esquistossomose, na qual o Prof. Dr. Josué de Moraes, do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos (UNG), apresentou os desafios para o desenvolvimento de fármacos para o combate de helmintíases, tendo como modelo a esquistossomose. O evento foi organizado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID’s/FAPESP).

Josu_de_Moraes_250Josué é graduado em Ciências Biológicas e Matemática e mestre e doutor em Parasitologia pela USP. O docente, que desenvolveu o pós-doutorado no Instituto Butantan (SP) e que tem experiência na área de Biotecnologia aplicada à Parasitologia Humana, recebeu os prêmios: Tese Destaque USP, Vale-CAPES e Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses na Área de Biotecnologia. Ele é membro do corpo editorial da PLoS One e docente da UNG, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).