14 de fevereiro de 2017

Aula Magna Inaugural com Prof. Daniel Kleppner

Three Seeds in the Flowering of Quantum Sciences é o tema da Aula Magna Inaugural do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que ocorrerá no próximo dia 07 de março, pelas 10 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, que será ministrada pelo renomado cientista Prof. Daniel Klepner.

Daniel Kleppner é considerado um dos mais importantes físicos atômicos kleppner_chamada250ainda vivos. Seus estudos iniciais, em Harvard e no MIT, levaram-no à descoberta de um novo tipo de relógio atômico – chamado maser de hidrogênio -, facilitador na criação do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Nesta Aula Magna Inaugural do IFSC/USP, Kleppner tratará de aspectos relevantes da ciência, abordando não só a denominada grande escala de dimensão do Universo, mas especialmente a pequena escala – átomos, núcleos e até os subnúcleos, com ênfase nos grandes avanços feitos na física quântica. Explicará, assim, como se pode fazer uso do comportamento quântico em nosso mundo cotidiano, por meio de aplicações práticas. A palestra destina-se a plantar sementes que certamente terão efeitos impressionantes no futuro, ao “despertar” jovens para a área científico-tecnológica, de modo a ampliar a porcentagem de jovens mentes brilhantes que poderão ajudar o Brasil a se desenvolver de forma rápida e com excelência.

No último mês o Professor Kleppner foi laureado com a “APS Medal for Exceptional Achievement in Research”, em reconhecimento às contribuições de suas pesquisas de mais alto nível, as quais permitiram o avanço do nosso conhecimento e compreensão em relação ao universo físico em todas as suas facetas. A Medalha APS é considerada um dos maiores prêmios científicos da atualidade.

Na ultima vez que esteve em São Carlos, em 2013, Daniel Kleppner foi homenageado com a entrega do título de Professor Honorário do IFSC/USP, durante cerimônia que reuniu cinco cientistas vencedores do Prêmio Nobel, presenças que tiveram o objetivo principal de prestar homenagem a Kleppner.