8 de novembro de 2017

AUCANI: intercâmbio acadêmico internacional para docentes

A AUCANI – Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional lançou recentemente o Edital 787/2017, referente à seleção de professor da Universidade de São Paulo (USP) para representação acadêmica na Universitat de Barcelona (UB).

As inscrições encerram-se no dia 8 de dezembro de 2017 e deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus.

O candidato deve verificar os critérios, requisitos, condições e demais prazos no Sistema Mundus. (Não é necessário fazer o login no sistema para consultar e se inscrever nos editais).

Todas as dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus (Assunto Editais – Pesquisa).

Para acessar o edital, clique AQUI.

Inscrições abertas para o Programa de Cátedras Franco-Brasileiras no estado de São Paulo

Por outro lado, encontram-se abertas até dia 10 de novembro do corrente ano as inscrições para candidaturas ao Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo, para mobilidade de professores visitantes, por um período de 45 dias a 2 meses, na Universidade de São Paulo.

O presente programa tem como objetivo apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes.

A Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), em parceria com o Consulado Geral da França, em São Paulo, lançam pelo oitavo ano consecutivo o citado programa, que visa acolher professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa, públicas ou privadas, com a exigência de haver reciprocidade com a acolhida do professor anfitrião da universidade brasileira na instituição francesa parceira do programa.

Este programa permite acolher – em todas as disciplinas – professores ou pesquisadores de instituições francesas, incluindo pesquisadores vinculados a laboratórios de P&D de empresas francesas, por uma duração de 45 dias a 2 meses.

O programa tem como objetivo apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes.

Os candidatos selecionados receberão da USP, UNICAMP e UNESP uma bolsa mensal da universidade de valor de R$ 11.873,32/mês em 2018, referente ao salário de um professor convidado.

A direção das relações internacionais de cada universidade fica responsável pelo pagamento da bolsa.

O Instituto Francês do Brasil financiará a passagem aérea de ida e volta em classe econômica e o seguro internacional (responsabilidade civil, despesas de saúde, invalidez e repatriamento, etc.).

Para acessar o edital, clique AQUI.