5 de janeiro de 2021

Atividades de Difusão de Ciências do CEPOF/IFSC-USP são reconhecidas e premiadas

Nas últimas semanas o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/IFSC-USP) e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, foram laureados com o Prêmio Ciência e Tecnologia, na categoria Clubes de Ciências, Oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação – SMMACTI, coordenada pelo Prof. Dr. José Galizia Tundisi.

Os profissionais que receberam essa premiação foram o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, coordenador do CEPOF, a Dirigente de Ensino, Profa. Debora Gonzalez C. Blanco e os professores Marilia Faustino da Silva, Euclydes Marega Junior e Wilma R. Barrionuevo.

Adicionalmente, a coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Dra. Wilma R. Barrionuevo foi laureada com o prêmio de Cientista Emérita.

Tais premiações foram fruto dos anos dedicados a inúmeras atividades de popularização e disseminação da ciência, junto às escolas públicas da região de São Carlos, bem como, de ações realizadas em âmbito estadual e nacional.

No ano de 2020, mesmo em contexto de pandemia, o CEPOF atuou de modo constante e ativo, junto às escolas estaduais de nossa região, bem como de escolas da rede municipal da cidade de São Carlos. Dentre tais atividades, destacam-se a Semóptica Virtual 2020; a Homenagem aos Professores da Rede Estadual de Ensino; a live com o ganhador de Prêmio Nobel, William Phillips; as aulas oferecidas aos bolsistas de iniciação científica de Ensino Médio do Projeto EduSCar; as aulas gravadas pelas escolas municipais nos estúdios do CEPOF pelo projeto Educação para Todos e, de modo especial, pela criação de 91 Clubes de Ciências, mesmo em contexto de isolamento social. Tais Clubes de Ciências desenvolveram experimentos com o tema: “As Grandes Invenções que Mudaram o Mundo” e os apresentaram na Feira Virtual de Ciência e Tecnologia da USP/DE 2021, promovida pelo CEPOF e pela Diretoria de Ensino-Região de São Paulo.

Desde os primeiros meses de 2020, os Clubes de Ciências produziram vídeos educacionais e monografias. Ao longo do ano os estudantes e professores foram orientados por meio de encontros virtuais realizados com a coordenadora de difusão científica do CEPOF, Profa. Wilma Barrionuevo. Durante o mês de outubro tais materiais foram julgados por cerca de 30 professores e pesquisadores do CEPOF/USP, coordenados pelo Prof. Dr. Sebastião Pratavieira. Ao final, foram classificados cerca de 50 Clubes. Os Clubes classificados receberam troféus, além de medalhas de ouro, prata, e bronze.

A premiação por parte da SMMACTI foi realizada virtualmente no dia 17 de dezembro. Vários cientistas renomados participaram do evento. Dentre os premiados, na categoria Pesquisador Sênior, a USP foi também representada pelo Prof. Dr. Osvaldo de Oliveira Junior, do IFSC. Fruto do trabalho realizado pelo CEPOF e Diretoria de Ensino, tivemos ainda como vencedores a Professora Caroline Paganelli Correa dos Santos, da escola E.E. João Jacinto Nascimento, na Categoria Clubes de Ciências; a Profª Joice Bissoloti Brigati, da E.E. André Donatoni, na Categoria Professor de Ciências, e a estudante Stefany de Mello da EE. João Jorge Marmorato na Categoria Jovem Cientista.

O prêmio São Carlos de Ciência e Tecnologia é um reconhecimento do município aos cientistas que contribuíram para a ciência nacional e internacional, como também aos professores de ciências, aos alunos de ciências, aos clubes de ciências, enfim todos que participaram de alguma atividade científica relevante.

(Por: Wilma Barrionuevo (CEPOF/IFSC-USP)