12 de maio de 2015

Atividade complementar pode entrar no histórico escolar

Os alunos de Graduação da Universidade de São Paulo já estudo-300podem solicitar o registro de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) em seu Histórico Escolar, beneficiando de uma medida que foi aprovada pelo Conselho de Graduação, em maio de 2014, e que começa a valer agora para as atividades realizadas desde o início de 2015.

Atividades Acadêmicas Complementares são aquelas realizadas pelos alunos, que não pertencem à grade curricular do curso de Graduação, mas que contribuem para sua formação como, por exemplo, participação em concursos e premiações, visitas técnicas, representação em entidades estudantis, semanas acadêmicas, treinamentos técnicos e participação em empresas juniores. São registradas as horas dedicadas a essas atividades e não os créditos, e a sua inclusão não interfere na média ponderada do aluno.

Para o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes A partir de agora, o aluno terá todas as atividades registradas em um único documento oficial da Universidade. É o registro da vida acadêmica dele, do seu perfil, sublinhando que o registro das AACs é muito importante para a Pró-Reitoria, pois fornecerá informações sobre as atividades em que os alunos se envolvem, permitindo o desenvolvimento de políticas ou projetos específicos.

Como solicitar o registro da AAC

A solicitação do registro da AAC é realizada pelo sistema Júpiter, no item “Requerimento”, opção “Atividades Acadêmicas Complementares”. Além de descrever a AAC, o aluno deve atribuir a carga horária e anexar um arquivo comprobatório da atividade acadêmica solicitada.

O serviço de Graduação da Unidade realiza a primeira análise do requerimento e, no caso deste cumprir os requisitos exigidos, encaminha a solicitação para a Comissão de Graduação, responsável por definir a quantidade de horas e deferir o requerimento. A partir do deferimento, a AAC passará

a constar no histórico escolar e no resumo escolar do aluno. O registro das atividades pode ser solicitado em qualquer época do ano, não há um prazo de validade.

O sistema Júpiter já fornece uma lista de atividades definidas como AACs, mas cada Unidade pode solicitar a inclusão de outras atividades, mediante aprovação da sua Comissão de Graduação e do Conselho de Graduação.

Para a implantação do processo, a Pró-Reitoria de Graduação realizou treinamentos, em março e abril, com os presidentes das Comissões de Graduação das Unidades, com os coordenadores de curso e com as equipes

dos Serviços de Graduação. Os alunos regularmente matriculados foram informados sobre essa nova possiblidade por um e-mail institucional enviado no início do período letivo.

aacsjupiter-500

Diferenças entre AAC e AACC

É importante destacar a diferença entre as Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), criadas recentemente pela Pró-Reitoria de Graduação da USP para todos os cursos, e as chamadas Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC), exclusivas dos cursos de Licenciatura.

A AACC é uma determinação do Governo Federal que exige o cumprimento de 200 horas com atividades acadêmicas e culturais para o que aluno obtenha o diploma de Licenciatura. Essa exigência não se estende aos cursos de Bacharelado.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)