28 de novembro de 2019

Prof. Mizrahi fala sobre “As linhas que delimitam os constituintes da matéria”

O programa Café com Física recebeu no dia 27 do corrente mês um seminário com o Prof. Salomon Mizrahi, pesquisador e docente da UFSCar, que apresentou o tema As linhas que delimitam os constituintes da matéria.

Em sua apresentação, Mizrahi sublinhou que ao se observar a tabela de nuclídeos que é exibida na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e que contém todos os nuclídeos conhecidos – os naturais e os produzidos artificialmente em laboratório -, verifica-se a existência de dois delimitadores não muito regulares, linhas entre as quais habitam todos os nuclídeos que constituem a matéria.

O pesquisador mostrou que, usando a “antiga” fórmula de massa semi-empírica para nuclídeos estáveis, juntamente com a relação energia-tempo da mecânica quântica, através de um cálculo simples, as linhas de fronteira obtidas, para excessos de prótons e nêutrons, apresentam uma concordância apreciável com as linhas delimitadoras.

Com o objetivo de apresentar um panorama abrangente do assunto em nosso Universo e sua relação com as linhas de fronteira, o pesquisador, resumidamente, o que se sabe atualmente sobre os processos de nucleogênese astrofísica.