20 de junho de 2017

As atrações do IFSC na “USP e as Profissões-2017”

Realiza-se nos próximos dias 22 e 23, entre as 09h e as 17h, no Centro de Convenções localizado MONUMENTO_IFSC_250na Área II do Campus USP São Carlos, a 15ª edição da USP e as Profissões 2017 (Feira Campi Interior), onde o visitante poderá conferir as diversas atividades organizadas pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), integradas numa ampla variedade de ofertas das principais Unidades da Universidade de São Paulo.

Promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU/USP), a Feira é uma oportunidade para que o público pré-universitário interessado em ingressar na graduação da USP interaja com alunos, pesquisadores e docentes da Universidade, podendo se informar sobre os pormenores dos cursos, das formas de acesso e das iniciativas de permanência estudantil da USP, bem como do mercado de trabalho – saiba mais sobre a graduação da USP AQUI e conheça a campanha #vocetambempode, que visa “esclarecer os estudantes sobre os cursos de graduação e incentivá-los a ingressarem na universidade”.

No que diz respeito à nossa Unidade, segundo o coordenador das atividades do IFSC na Feira, o Educador Herbert Alexandre João, no espaço dedicado ao Instituto haverá uma mostra composta por equipamentos desenvolvidos na Unidade e o planetário itinerante do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CePOF/FAPESP).

Na área externa do Centro de Convenções, o IFSC organizará o Show da Física, com demonstrações de experimentos de física que compõem o Programa Universitário por Um Dia, que periodicamente atrai visitas de alunos do ensino médio ao Campus USP São Carlos. Se realizarão também sessões de bate-papo* com pessoal do IFSC, que falará sobre a reformulação das grades curriculares dos cursos de bacharelado do Instituto, o Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas e o mercado de trabalho para o físico. Essas atividades acontecerão ao longo dos dois dias da Feira. Entretanto, no dia 22, a Profa. Dra. Manuela Vecchi (IFSC/USP) conduzirá uma conversa sobre o tema Igualdade de gênero na ciência.

HERBERT_500

Herbert também integra a comissão organizadora da própria Feira. Além do estande do IFSC, ele destaca a participação dos estandes do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), do Centro Cultural do Campus USP São Carlos, da Pró-Reitoria de Graduação da USP (PRG/USP), da Superintendência de Assistência Social (SAS-USP) e da PRCEU-USP. Outros destaques, segundo ele, serão as iniciativas do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), que promoverá** palestras sobre Acesso em Universidades Públicas e Gratuitas, além de oficinas com foco na orientação profissional, auxiliando alunos na reflexão de critérios importantes para a escolha de carreira.

Eventos culturais, incluindo apresentações musicais, de dança e teatro, e praça de alimentação com food trucks complementarão o evento, cuja entrada será gratuita, sendo obrigatório o agendamento de horário (AQUI) para as visitas através de excursões escolares.

Nos dias da Feira, o acesso ao Campus deverá ser feito através da Avenida 1 (confira o mapa AQUI).

*Os bate-papos, incluindo a conversa do dia 22 com a Profa. Vecchi, realizam-se no Centro de Convenções e, para participar, será necessária a inscrição durante o evento;

**As palestras ocorrerão às 9h, 11h, 13h e 15h, nos dois dias, no Auditório da Engenharia Aeronáutica; as orientações profissionais acontecerão às 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h, em ambos os dias, nas salas de seminários da Engenharia Aeronáutica. Os locais das palestras e orientações estão localizados em frente ao Centro de Convenções. De acordo com informações da PRCEU-USP, o Auditório tem capacidade para cem pessoas, enquanto as salas, vinte.