17 de março de 2020

Artigo do IFSC/USP entre os cem melhores na Scientific Reports (2019)

O artigo intitulado Revisiting the optical bandgap of semiconductors and the proposal of a unified methodology to its determination, da autoria do docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Antonio Ricardo Zanatta, figura no Top 100 em Física da revista Scientific Reports (Nature) em 2019: ou seja, ele está entre os cem melhores artigos da área de Física publicados pela revista.

O artigo é fruto do trabalho realizado no Laboratório do Grupo de Filmes Finos do IFSC/USP, e trata da determinação do bandgap óptico Egap (um parâmetro associado às propriedades ópticas-eletrônicas) daqueles que são parte constituinte de praticamente todos os atuais dispositivos micro-eletrônicos (materiais semicondutores).

Após uma breve revisão histórica e dos processos envolvidos na absorção de fótons por materiais semicondutores, o texto apresenta e discute em detalhe os métodos tradicionalmente utilizados na determinação experimental de Egap. Em face à sua importância e, em algumas situações, dificuldade na obtenção de valores de Egap confiáveis, um novo método é proposto.

Segundo esta nova metodologia, o bandgap óptico Egap pode ser determinado a partir de uma equação empírica a qual é consistente com materiais semicondutores de estrutura cristalina (envolvendo bandgaps direto ou indireto) ou desordenada.

Aliada à sua grande simplicidade e eficácia e, ao contrário dos métodos tradicionalmente utilizados, a nova metodologia é praticamente imune a erros devidos à aquisição e/ou ao processamento dos espectros experimentais.

Trata-se, portanto, de uma contribuição científica relevante a qual, espera-se, possa ser de grande utilidade no estudo de (novos) materiais semicondutores, justificando plenamente o que é descrito no início do resumo do trabalho: “A história dos materiais semicondutores variou, nos últimos dois séculos, de uma mistura de descrença e frustração a uma das realizações tecnológicas mais bem-sucedidas já vistas. Tal progresso envolveu o desenvolvimento de materiais e modelos que, aliados ao conhecimento proporcionado pelas técnicas espectroscópicas, resultaram nos (hoje) onipresentes aparelhos eletrônicos.”

Para acessar este artigo, clique AQUI.

Para conferir os cem melhores artigos da área de Física publicados pela revista Scientific Reports em 2019, incluindo o trabalho do Prof. Zanatta (31º), clique AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP