Notícias

18 de agosto de 2015

Artigo de pesquisadores é capa de publicação internacional

Recentemente, a revista Acta Cryst. D, Biological Crystallography publicou um artigo de autoria coletiva no qual é descrita a estrutura da hemoglobina da Glossoscolex paulistus, espécie de minhoca gigante, mais conhecida no Brasil como “minhocoçu”. O artigo em questão foi destaque na publicação citada, tendo sido capa da edição de junho de 2015.

Horjales-_capa_revistaO trabalho traz a descrição da estrutura cristalográfica da hemoglobina da minhoca, hemoglobina extracelular de estrutura complexa, já que possui um sistema molecular gigante- enquanto a humana possui apenas quatro unidades, a da minhocoçu possui 180.

A análise em questão foi o resultado da pesquisa de doutorado do pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) José Fernando Ruggiero Bachega, orientado à época pelo docente Richard Charles Garratt, e que contou com a colaboração de outros pesquisadores em seu trabalho*, inclusive de outro docente do IFSC, Eduardo Horjales Reboredo, que auxiliou Fernando em análises cristalográficas computacionais detalhadas.

O objetivo de refinar a estrutura cristalográfica requereu encontrar as sete proteínas envolvidas na complexa hemoglobina do minhocoçu, sendo que Horjales liderou a etapa de refinamento estrutural da hemoglobina. “O refinamento cristalográfico à baixa resolução tem adquirido, recentemente, uma importância especial, pois, cada vez mais, é possível obter cristais de grandes macromoléculas que difratam pobremente, e a resoluções entre 3 e 4Å”, explica o docente. “Isso também, porque os resultados de reconstrução tridimensional de imagens macromoleculares de crio microscopia eletrônica têm alcançado resoluções de 2 a 3Å, permitindo a aplicação dos procedimentos de refinamento a nível atômico a estruturas obtidas sem necessidade de cristais. Essa maior apuração e refinamento das estruturas têm permitido a proposição de modelos melhores, mesmo que em baixa resolução”.

O presente desenvolvimento destes métodos computacionais de refinamento possibilitará, em um futuro próximo, a interpretação estrutural de processos biológicos que acontecem em macromoléculas muito maiores.

*Também foram autores do artigo em questão os pesquisadores Fernando Vasconcelos Maluf (IFSC/USP), Babak Andi (Brookhaven National Laboratory- EUA), Humberto D’Muniz Pereira (IFSC/USP), Marcelo Falsarella Carazzollea (Unicamp), Allen M. Orville (Brookhaven National Laboratory- EUA), Marcel Tabak (IQSC/USP), José Brandão Neto (Diamond Light Source, Harwell, Reino Unido)

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..