12 de setembro de 2018

“Aproximantes de Padé e os decaimentos hadrônicos do tau”

Fábio Oliani (IFSC/USP) foi o palestrante convidado em mais uma edição do programa High Energy Physics, organizado pelo nosso Instituto no dia 12 de setembro, tendo com o tema Aproximantes de Padé e os decaimentos hadrônicos do tau.

Neste seminário, Oliani lançou a discussão sobre o uso de aproximantes de Padé (PAs) na série perturbativa da Cromodinâmica Quântica (QCD), tendo feito uma breve revisão sobre os decaimentos hadrônicos do tau, que são um dos processos mais limpos para se estudar a QCD perturbativa e, através do qual, se pode extrair o acoplamento com boa precisão.

A série perturbativa é, na melhor das hipóteses, uma expansão assintótica e, para esse processo, atualmente, é conhecida até a quarta ordem. A principal incerteza na extração do acoplamento é devida ao truncamento da série.

O uso de PAs visa reduzir essa incerteza, reproduzindo os termos de ordem mais alta.

O palestrante explicou como aplicar PAs, primeiro, no limite de grande número de sabores da QCD, onde a série é conhecida em todas as ordens, para depois comparar as previsões com os resultados exatos.

Finalmente, Oliani exemplificou como aplicar este método na QCD completa e obter previsões para os coeficientes de seis, sete e oito loops.