19 de janeiro de 2015

Antiga disciplina é resgatada

Sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Barbeitas Miranda, OM-IFSC-Desenho-200docente do Grupo de Polímeros “Professor Bernhard Gross” e responsável pela Oficina Mecânica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), oito alunos da graduação e pós-graduação do IFSC se reuniram no último semestre de 2014 para realizarem uma disciplina extra na Oficina, onde o atual chefe, Ademir Morais, viabilizou a parte operacional da atividade, que visa o desenvolvimento e análises de desenhos técnicos mecânicos para projetos de peças metálicas, bem como o manuseio de ferramenteiras que moldam os materiais. A disciplina havia sido cancelada há alguns anos, quando era ministrada com o título Técnicas Experimentais – que hoje nomeia outra matéria de conteúdo diferente.

Alunos-OM-325Na Oficina, os alunos são acompanhados pelos técnicos Leandro de Oliveira e Ricardo Henrique Rodrigues. Para Leandro, a disciplina permite uma melhor compreensão do que é realizado na Oficina Mecânica e, principalmente, sobre o funcionamento do processo de usinagem. Já para Ricardo Rodrigues, a vantagem dessa atividade é que os alunos adquirem maior conhecimento sobre as práticas da Oficina do Instituto de Física de São Carlos. Além de esses estudantes conhecerem o nosso trabalho, eles aprendem novas técnicas de desenhos e desenvolvem suas próprias peças. Acredito que a importância maior é esse contato entre os jovens alunos e a Oficina, explica.

De acordo com Paulo Miranda, nos moldes em que foi PauloMiranda-OM-200ministrada, a disciplina deverá comportar apenas oito alunos por semestre. Em 2014, ela foi oferecida de forma experimental, ou seja, informal. O próximo passo é oficializar esta atividade extra e atualizar sua ementa para oferecer créditos aos estudantes. É importante que os alunos conheçam esta atividade tão importante para a física experimental, pois eles aprendem novas técnicas de fabricação e adquirem uma visão de como funcionam os métodos de criação de peças, tornando seus projetos mais executáveis, finaliza o docente.