16 de outubro de 2020

Análogos de gravitação em metamateriais

Promovido pelo International Institute of Physics (UFRN), realiza-se no dia 16 de outubro, a partir das 14h30, o seminário virtual intitulado “Análogos de gravitação em metamateriais”, que será apresentado pelo docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Daniel Vanzella.

Sistemas de matéria condensada e ótica não-linear têm sido bastante explorados, em particular a partir da década de 1980, como possíveis “laboratórios”, onde efeitos de gravitação relativística podem ser simulados.

O mais emblemático desses efeitos é a radiação Hawking emitida por buracos negros. Um outro efeito de gravitação relativística é a indução de instabilidades em campos, evoluindo em espaços-tempos curvos que resultam no aparecimento espontâneo de um valor esperado diferente de zero para esses campos – fenômeno denominado “escalarização/vetorização espontânea”, dependendo da natureza do campo.

Neste seminário, o Prof. Daniel Vanzella apresentará essas instabilidades análogas induzidas em campos eletromagnéticos em metamateriais.

Se por um lado há o apelo de simular esses análogos gravitacionais em laboratório, por outro há, também, a questão de se tais instabilidades levariam a efeitos interessantes da perspectiva do sistema de matéria condensada.

Para participar, faça sua inscrição através do link abaixo