21 de março de 2017

Análise computacional do proteoma humano

Nesta terça-feira (21), a Profa. Dra. Agnieszka Bronowska, da Escola de Química da Universidade Newcastle (Reino Unido), ministrou a palestra Computational identification of novel binding sites to expand druggable human proteome, que aconteceu na Sala 3 do Bloco D do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), sob a organização do Grupo de Biotecnologia Molecular da Unidade.

A docente discorreu a respeito do proteoma* AGNIESZKA_1_250humano e comentou acerca de trabalhos que têm sido desenvolvidos em seu grupo de pesquisa, que realiza, por exemplo, simulações de moléculas e cálculos de química quântica, oferecendo apoio tanto a projetos da citada Escola como do Instituto do Norte para a Pesquisa do Câncer (NICR, na sigla em inglês).

A Dra. Agnieszka é mestre (1994-1998) e doutora (1998-2001) em Química Computacional pela Universidade de Varsóvia (Polônia), sendo atualmente docente de Química Medicinal Computacional da Universidade Newcastle.

*Grupo de substâncias que podem ser encontradas em uma célula submetida a algum tipo de estímulo.