1 de dezembro de 2023

“Amamentar sem dor” – eBook do IFSC/USP orienta lactantes para o processo de amamentação

(Créditos – “Dano”)

Na continuação do projeto de pesquisa-piloto iniciado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) para tratamento de fissuras mamárias – um problema recorrente derivado de condutas erradas no período de amamentação -, o projeto passou agora para uma nova fase com a criação e publicação de um eBook que, em formato de guia, apresenta orientações para auxiliar as lactantes.

Apresentando mitos e verdades sobre o processo de amamentação, bem como indicações de como se processam a denominada “pega” correta e o posicionamento do bebé na hora de mamar, entre outros fatores, este guia, mais do que informar, conduz as lactantes a métodos que evitam as dores da amamentação, prevenindo as fissuras (feridas) mamárias e contribuindo para a saúde dos recém-nascidos.

Neste momento, o projeto está sendo desenvolvido na maternidade da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC) pela pesquisadora-fisioterapeuta Drª Sabrina Peviani*.

Sobre este guia, a pesquisadora sublinha que “Além de tudo, ele é uma forma de combater uma cultura instalada de que a dor faz parte da amamentação e que as físsuras mamárias são uma consequência natural do pós-parto. Nesta publicação desmistificamos muitas coisas, separamos o que é a verdade e o que é o mito e alertamos para que procedimentos incorretos no momento da amamentação podem trazer problemas não só para os bebés, como também para as lactantes, até porque muitas mulheres perdem o bico da mama por não serem devidamente orientadas”.

Este guia está sendo distribuído na maternidade da SCMSC, prevendo-se em breve ações similares em outras unidades de saúde.

O guia, em formato de eBook, poderá ser consultado no portal do IFSC/USP (AQUI)

*Sabrina Peviani (44) é Fisioterapeuta, formada na UFSCar em 2003, com Doutorado e Pós-Doutorado na mesma Universidade. Atua na área de Fisioterapia de Saúde da Mulher, sendo autora deste projeto-piloto de Pós-Graduação no IFSC/USP.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP