29 de outubro de 2018

“CUCo”: Alunos terão oportunidade de estágio e bolsa de estudo

A Universidade de São Paulo fechou uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Banco Santander para oferecer oportunidades de estágios e bolsas de pré-iniciação científica aos alunos inseridos no programa Vem pra USP!. Os novos benefícios foram anunciados durante cerimônia de premiação dos estudantes mais bem classificados na edição 2018 da CUCo – Competição USP de Conhecimentos, realizada dia 18 de outubro, em São Carlos.
A competição integra o programa Vem pra USP!, uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para valorizar os estudantes do ensino médio da rede pública, incentivá-los a estudar na Universidade e prepará-los para o vestibular.

De acordo com o vice-reitor da USP e idealizador da CUCo, Antonio Carlos Hernandes, a abrangência do desafio no Estado de São Paulo faz com que a Universidade busque para os estudantes experiências além da competição. Por isso a ideia da parceria com o CIEE, na qual os alunos premiados do 1°, 2º e 3º anos tenham prioridade em processos de seleção de estágio.
“Essa é uma oportunidade para jovens que tenham interesse em fazer estágio. Se os alunos premiados não tiverem interesse no estágio oferecido, os outros participantes da CUCo serão chamados pelo CIEE para participar dos processos seletivos”, explica Hernandes.

Premiação CUCo-2018

A outra parceria é com o Banco Santander, que vai oferecer bolsas de estudo para os premiados da CUCo desenvolverem projetos de pré-iniciação científica sob orientação de professores ou educadores da Universidade.

“Como esse trabalho de supervisão é realizado com profissionais da USP, a bolsa será para quem estiver próximo aos campi da USP. Haverá uma seleção entre os alunos premiados e eles poderão estudar e ter acesso a conteúdos além do que é visto em sala de aula”, explica o vice-reitor.

Os detalhes das parcerias estão sendo finalizados e serão divulgados posteriormente no site do programa “Vem pra USP!”

(Com informações do Jornal da USP)