25 de junho de 2019

No regresso a casa: alunos franceses encantados com IFSC/USP

Chegou ao fim mais um estágio acadêmico promovido pelo IFSC/USP, no âmbito da parceria existente desde há cerca de dez anos com o Instituto Universitário de Tecnologia – Universidade de Marselha, que todos os anos faz deslocar ao nosso Instituto alunos daquele estabelecimento de ensino superior francês.

Tendo como base que o Instituto Universitário de Tecnologia obriga a que seus alunos finalistas cumpram um estágio no exterior, todos os anos o IFSC/USP recebe alunos para a realização de estágios no NaCA – Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas, durante um período de aproximadamente três meses.

Diego Vals, Lucy Lenzi e Amandine Ganzin foram os jovens franceses que estiveram entre nós até dia 17 de junho, desenvolvendo, junto com alunos de pós-doutorado do Instituto, trabalhos de pesquisa bem diferentes daqueles que fazem em Marselha, o que lhes proporcionou uma nova visão e abordagens diferentes no capítulo de novos materiais.

Diego relata que está bastante feliz por ter concluído suas pesquisas de ponta a ponta na área de novos materiais, algo que certamente irá contribuir para que ele e suas colegas eventualmente escrevam artigos científicos para apresentação em congressos no exterior. “Quanto ao Instituto… Uma maravilha!”

Diego quer ser técnico em eletrônica, Lucy pretende seguir engenharia elétrica e Amandine tem como foco engenharia em têxteis. Quanto ao que mais gostaram na sua estada aqui, todos são unânimes em afirmar que o melhor de tudo é o clima de São Carlos e as áreas verdes que abraçam a cidade. O fator que menos agradou aos jovens foi o trânsito caótico e a forma como os motoristas dirigem

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP