30 de setembro de 2015

Alunos do IFSC participam de competição

No segundo semestre deste ano acontece a XX Maratona de Programação, cuja primeira fase foi realizada no dia 12 de setembro, enquanto a final brasileira acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo. Voltada a alunos de graduação e pós-graduação, a Maratona é organizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996, como uma das competições seletivas para as finais mundiais do concurso ACM International Collegiate Programming Contest. O objetivo da Maratona de Programação é estimular nos jovens estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

MDP-2015-250Cada time é formado por três alunos e um coach (treinador), que representa a equipe junto à organização da Maratona, que é dividida em duas fases. No Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), foi formado um time composto pelos alunos Bruno Larsen, Caio Dallaqua, Marcelo Duchêne e pelo doutorando André Smaira (coach). O grupo foi um dos 639 times que participaram da primeira fase desta edição, que aconteceu em setembro, em diversos campi universitários do país – o time formado por esses alunos, por exemplo, realizou a primeira fase em Araras, no interior de São Paulo.

Assim como os demais times, o grupo da Unidade teve cinco horas para concluir doze desafios, tendo tido como ferramenta um computador provido de softwares para a edição e compilação de códigos-fonte. Materiais impressos, como livros e manuais, puderam ser consultados durante a prova – assim os participantes se dedicaram ainda mais ao entendimento dos temas e algoritmos abordados, sem memorizá-los forçadamente. Os desafios propostos foram desde problemas “simples”, cuja maior dificuldade esteve na interpretação do enunciado, até problemas complexos, onde foi necessário um tratamento matemático-computacional mais rigoroso para modelar a situação apresentada.

Segundo Marcelo Duchêne, o grande obstáculo da equipe do IFSC/USP foi transformar determinados problemas em códigos-fonte. Boa parte das equipes que participaram da Maratona faz cursos voltados a isso, explica. Assim como os demais integrantes da equipe do Instituto, Bruno Larsen concorda com Duchêne: Temos menos foco em transformar aquilo que pensamos em linguagem computacional. Sofremos com isso na Maratona, confessa ele.

Mesmo com tais dificuldades, os jovens reconhecem a facilidade que têm para trabalhar em equipe, uma vez que, durante a resolução dos problemas, cada integrante foi responsável por determinada tarefa. Aliás, os desafios menos difíceis tiveram prioridade na ordem de resolução elaborada pelo time: Foi vantajoso termos buscado inicialmente os problemas mais ‘fáceis’, porque as questões não tinham peso, pontua Caio Dallaqua.

Nesta primeira fase, o grupo em questão ficou na faixa dos 25 a 30 por cento mais bem colocados do Brasil. Na segunda etapa, onde o nível de complexidade dos desafios será muito mais alto, deverão participar apenas cerca das cinquenta melhores equipes da fase anterior, ou menos de 10% do total de inscritos.

Equipedo_IFSC-USP_XX_Maratona_de_Programacao_2015_500

O coach André Smaira e os membros Marcelo Duchêne, Bruno Larsen e Caio Dallaqua

Seleção para a XXI Maratona de Programação

Os jovens alunos da equipe do Instituto de Física de São Carlos já estão pensando na próxima edição da Maratona, que acontecerá em meados de 2016. Para isso, os membros do citado grupo farão uma seleção dentro do IFSC/USP, para que os melhores estudantes do Instituto possam representar a Unidade na XXI Maratona de Programação, competição que comumente é patrocinada por grandes empresas de tecnologia.

A escolha dos melhores candidatos será feita através de campeonatos internos e com base nos critérios do grupo, que ressalta a principal característica àqueles que querem participar da competição: é necessário gostar, e muito, de desafios e programação.

Os interessados em se candidatar e participar da XXI Maratona de Programação devem entrar em contato com Bruno Larsen (larsen.bruno.p@gmail.com) ou com os Profs. Drs. Attilio Cucchieri (attilio@ifsc.usp.br), Gonzalo Travieso (gonzalo@ifsc.usp.br) ou Tereza Mendes (mendes@ifsc.usp.br).

Saiba mais sobre a competição no site da Maratona.