3 de maio de 2015

Alunos da USP – São Carlos ajudam a mapear áreas

Pesquisadores da USP – Campus de São Carlos, em parceria com colegas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, criaram um novo sistema de logística que ajuda as vítimas do terremoto de Katmandu, no Nepal, mapeando as áreas afetadas pela catástrofe e facilitando a movimentação das equipes de ajuda humanitária e de resgate.

Tendo como base os dados da rede de mapeamento OpenStreetMap, diversos voluntários já estão trabalhando nesse novo sistema desenvolvido por ambas as universidades, através da Internet, atualizando as informações que chegam, sendo que cada voluntário fica responsável por um pequeno espaço do mapa, o correspondente a cerca de uma área de um quilômetro quadrado, e, pelas imagens de satélite, consegue identificar casas, prédios e ruas, facilitando o trabalho das equipes que se encontram no local.

Segundo informações do site G-1, mais de 3 mil voluntários do mundo todo colaboram por meio da mesma ferramenta, sendo que mais de 2 mil são novos usuários que passaram a usar a rede especificamente para ajudar as vítimas do Nepal.

Com base nos dados do programa de mapeamento, com ele é possível traçar rotas entre um ponto e outro e, se no caminho houver uma ponte quebrada ou uma estrada interditada, apresentar uma rota alternativa.

Em declarações ao citado site, o Prof. Dr. João Porto de Albuquerque, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), sublinhou que Sem a informação dos mapas atualizados e detalhados, as equipes teriam que tomar decisões muito mais difíceis. Essas informações precisas ajudam principalmente nas decisões logísticas de, por exemplo, abastecimento, mantimentos para refugiados ou para pessoas que estão precisando de assistência médica. Saber onde está isso distribuído geograficamente no mapa e como chegar a esses locais com necessidade de atenção é uma das grandes vantagens que esses mapas digitais proporcionam.

(Com informações do G-1)