14 de março de 2011

Alunos da Olimpíada Brasileira de Física são premiados no IFSC

Foi realizada, no último dia 12, sábado, às 15h, a cerimônia de premiação dos alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Física de 2010 do Estado de São Paulo. O local do evento foi o Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do IFSC, que ficou completamente lotado de alunos, familiares e professores, ultrapassando a marca dos 300 participantes.

O professor Euclydes Marega Júnior, coordenador geral da OBF e docente do IFSC, abriu a cerimônia com uma fala curta, mas consistente, sobre os avanços das Olimpíadas e sobre as expectativas para a OBF 2011. Segundo ele, em 2010, a OBF registrou aproximadamente um milhão de estudantes e oito mil professores envolvidos na competição, oriundos de cerca de 4500 escolas de todo o país. “Destes números, conseguimos premiar cerca de 650 alunos durante as três fases da competição”, completa Marega.

Os resultados da OBF também definem as equipes que representam o Brasil em Olimpíadas Internacionais de Física, por isso a importância de uma competição forte e preparada para trabalhar com todo o potencial dos alunos brasileiros.

De fato, os últimos resultados das equipes brasileiras nas Olimpíadas (Olimpíada Internacional de Física – IphO, e Olimpíada Íbero-Americana de Física – OIbF) superaram qualquer participação brasileira na história das competições. Treinada no próprio IFSC, pelo professor Euclydes, a equipe da IPhO saiu com todos os integrantes da equipe agraciados com medalha de bronze, e agora está de olho na inédita medalha de ouro. A equipe da OIbF de 2010 voltou para o Brasil com quatro medalhas de ouro, prêmio de melhor estudante e prêmio de Campeã Geral da competição.

O professor Antonio Carlos Hernandes, diretor do IFSC, falou sobre a tradição do Instituto em Olimpíadas e escolas preparatórias para o Ensino Médio, providenciando todos os anos intenso treinamento para as equipes brasileiras nas Olimpíadas e oferecendo vários cursos para alunos destaque na área de Exatas. “Nós sabemos a necessidade de atrair talentos para a área de Exatas, para formar cidadãos engajados com o desenvolvimento do país, e tentamos mostrar aos alunos a função do cientista durante esse tipo de evento, mostrando o que é que faz um cientista, e também mostrando as possibilidades de um estudante de graduação aqui no IFSC: bolsa de iniciação científica, intercâmbio, empreendedorismo tecnológico, entre outras”, explicou ele.

A partir destas falas de inauguração, iniciou-se a premiação, começando pelos prêmios de Menção Honrosa, seguido pela medalha de bronze, prata e ouro.

Ao final das premiações, o professor Marega chamou ao palco os professores responsáveis pelos alunos premiados. Ovacionados por seus alunos, os professores também receberam suas merecidas medalhas de ouro.

Como forma de encerramento, os ex-olímpicos que ingressaram em cursos da USP-São Carlos também foram convidados ao palco, e Marega contou um pouco de suas bem-sucedidas trajetórias após as Olimpíadas. Convidou os alunos premiados a ingressarem no Instituto de modo a formar uma comissão de alunos ex-participantes das Olimpíadas, a modelo da Associação de Ex-Alunos, AlumnIFSC.

Neste ano, novamente, o treinamento dos cinco estudantes que integram a equipe brasileira da IPhO ocorre no IFSC. Ficamos no aguardo e na torcida pelos resultados brasileiros.

A OBF

A Olimpíada Brasileira de Física é uma competição destinada a alunos de Ensino Médio e da última série do Ensino Fundamental. A OBF é considerada um dos meios mais eficazes hoje, no país, de despertar e estimular o interesse pela Física e pelas Ciências Exatas, atraindo talentos para a área e os motivando a seguir carreiras científico-tecnológicas.

A OBF é também uma espécie de treinamento para as Olimpíadas Internacionais de Física e para as Olimpíadas Ibero-americanas de Física, já que serve como forma de seleção das equipes que representarão o país no ano seguinte.

O Brasil tem conseguido ótimos resultados nos últimos anos, conquistando cinco medalhas de bronze na Olimpíada Internacional e sendo consagrada campeã absoluta da Íbero-americana no ano de 2010.

Neste presente ano, devido às provas do ENEM, a OBF ocorrerá depois do usual, tendo sua primeira fase realizada em maio, a segunda fase em agosto e a terceira fase em outubro.

Data: 14 de março