31 de outubro de 2011

Alunos conhecem acelerador de partículas sediado no Brasil

Pensar em passeios didáticos nos remete, frequentemente, à época em que estudávamos nos ensino fundamental. Mas, uma viagem organizada pelos professores de física teórica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Tereza Cristina da Rocha Mendes e Attílio Cucchieri, trouxe de volta uma ideia que não é nova em sua origem, mas, certamente, muito mais esporádica na vida de estudantes universitários.

Um passeio didático, que teve início pela manhã e foi encerrado no final da tarde do dia 20 de outubro, deu oportunidade a nove alunos da disciplina “Introdução à Física de Partículas” de conhecer o acelerador de partículas, “Pelletron”, sediado no Laboratório Aberto de Física Nuclear (LAFN) do Instituto de Física, campus USP/São Paulo (IF/USP).

A iniciativa foi concretizada graças à vontade dos docentes em trazer, ao conhecimento de seus alunos, uma perspectiva mais ampla sobre os assuntos estudados em sala de aula. “Quisemos oferecer, aos alunos, uma parte mais prática da disciplina, e em São Carlos não há nada parecido, nesse caso específico. Em nenhuma das disciplinas que lecionei, até hoje, tive a ideia de fazer uma viagem didática, embora tivéssemos conhecimento dessa possibilidade”, conta Tereza.

Willian Matroli Serenone, aluno do 4º ano do curso de Bacharelado em Física, e um dos participantes do passeio, conta que esta foi uma ótima oportunidade aos alunos. “Não sabia que o Brasil possuía esse tipo de pesquisa e que tivesse instalado, aqui, um equipamento como esse. E, estando envolvido com a parte teórica, é muito bom saber como funciona a experimental”, conta o aluno.

Depois de conhecer o Pelletron, o passeio teve seu encerramento na Universidade de Campinas (Unicamp), onde os estudantes puderam prestigiar a palestra de David Griffiths, físico renomado e autor de diversos livros- entre eles “Introdução à Mecânica Quântica” e “Introdução à Eletrodinâmica”- que, inclusive, servem de base para muitas disciplinas ministradas no IFSC.

Depois do bem-sucedido passeio, os docentes confessam que pretendem incluí-lo na ementa da disciplina, para que seja realizado todos os anos. “Sempre ajuda o estudante um contato com a parte prática da disciplina. Antes de conhecer o Pelletron, já havíamos explicado algumas coisas sobre ele, em aula, mas os alunos terem a oportunidade de vê-lo, certamente, ajuda muito mais na assimilação dos conceitos”, conclui Attílio.

Confira, abaixo, algumas fotos do passeio.