1 de novembro de 2011

Descoberta em estrutura de platina

Em seu terceiro ano de graduação, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), o estudante de química, Ricardo Kita Nomiyama, utilizou uma ferramenta computacional* para estudar estruturas atômicas do óxido de platina.

Durante sua bolsa de iniciação científica, durante a qual realizou tais estudos, descobriu uma estrutura de monóxido de platina, com energia mais baixa do que outra, proposta há 70 anos por, nada mais, nada menos, do que Linus Pauling (1901-1994), que recebeu o Nobel de Química em 1941.

Graças a esse feito, o trabalho do aluno, intitulado “Propriedades estruturais de óxidos usando a teoria funcional da densidade funcional”, rendeu uma publicação na Physical Review B, da American Physical Society, em uma das seções de maior destaque da publicação.

O trabalho foi orientado pelo pesquisador, Juarez Lopes Ferreira da Silva, pós-doutorando do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) que, inclusive, orientou Ricardo a procurar novas estruturas de monóxido de platina, que pudessem ter energia também baixa a partir de um conjunto de novas estruturas determinadas em outros experimentos.

O destaque desse estudo, de acordo com Juarez, é o entendimento da importância da platina, uma vez que esta é o principal material utilizado no anodo (eletrodo) de células a combustível à base de etanol- responsável pela quebra da molécula de etanol e obtenção de hidrogênio para injeção na célula a combustível.

Para acessar a publicação sobre o trabalho de Nomiyama, na íntegra, clique aqui.

*essa ferramenta é conhecida como teoria funcional da densidade implementada no código VASP