27 de julho de 2015

Aluna ganha vaga em universidade finlandesa

Em um cenário como o do Brasil, onde a educação básica passa por inúmeras necessidades, são poucos os alunos do ensino fundamental ou médio que conseguem se destacar em níveis nacional e internacional, embora existam muitos exemplos que constituem exceções. Um desses casos é o de Vitória Barim Pacela, uma estudante de apenas 18 anos, que ganhou uma vaga para cursar física na University of Helsinki, Finlândia, em setembro deste ano, graças à sua propensão para estudar disciplinas como física e matemática.

VITORIA_PACELA_350Vitória Pacela, que é do Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, sempre estudou em escola pública. Mesmo com muitas dúvidas sobre qual carreira seguir, a jovem começou a gostar ainda mais de física após ter participado do International Young Physicists Tournament – IYPT e da Escola de Física Contemporânea (EFC-2014), este último, um evento anual que acontece no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), com o objetivo de mostrar, a jovens talentosos, a física que é estudada pelos alunos de graduação dessa Unidade da Universidade de São Paulo. Sempre estudei sozinha. Na Escola de Física Contemporânea tive uma experiência muito boa, porque pude assistir a palestras e ouvir docentes falando sobre suas pesquisas. Isso me motivou, diz ela.

Uma das atividades que mais agradou Pacela na EFC-2014 foi uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, docente do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, que falou sobre alguns equipamentos que o Grupo desenvolveu para o tratamento de diversas doenças, incluindo o câncer de pele. Tenho a intenção de cursar física e atuar com foco em aplicação. Também pretendo ser bem interdisciplinar, porque, além de física, gosto de outras áreas, como a de sustentabilidade, revela a jovem.

Nesse mesmo ano, Vitória Pacela foi à Helsinque, capital da Finlândia, onde participou do Millennium Youth Camp – MYC, acampamento científico onde os jovens desenvolvem projetos científicos sobre determinados temas, como, por exemplo, matemática aplicada, biociência e biotecnologia, clima e mudança climática, energia, ciência e tecnologia de alimentos, ciências do materiais e material tecnológico, recursos naturais renováveis e planejamento urbano. No âmbito do MYC, a estudante elaborou um projeto na categoria “Planejamento Urbano”, onde replanejou o campus da Aalto University, outra instituição de ensino superior sediada na capital finlandesa. Fiz o projeto e fui selecionada, juntamente com outros 59 estudantes, diz ela, que hoje cursa Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Orgulhosa da filha – e também do JANETE_PACELA_300filho Vitor Barim Pacela, que participou da EFC-2015 – , Janete Barim Pacela, de 56 anos, destaca que os filhos ficaram bastante satisfeitos em terem participado da Escola de Física Contemporânea. Apesar de saber que sentirá a falta da filha, Janete está bastante orgulhosa com a êxito da jovem: Ela é muito dedicada. Essa conquista é devido ao esforço dela… Seu objetivo é estudar na Finlândia e aplicar o conhecimento no Brasil. Ela quer ser útil para o nosso país, conclui.

VITORIA_JANETE_E_VITOR_PACELA_500Vitória Pacela com sua mãe, Janete Pacela, e seu irmão, Vitor Pacela