11 de julho de 2019

Em maio último: alterados os conceitos de Quilograma e Metro (SI)

O Quilograma e o Metro, entre outras medidas, sofreram alterações em maio de 2019.

Em 1960, o sistema métrico decimal, que então existia, foi substituído pelo chamado Sistema Internacional de Unidades (SI), mais complexo e sofisticado que o anterior, criado na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes, com objetivo de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos.

Ele define um grupo de sete grandezas independentes, denominadas de “grandezas de base” e, a partir delas, as demais grandezas são definidas e têm suas unidades de medida estabelecidas.

Em cem anos, foram feitas poucas alterações às medidas preconizadas. Contudo, na década de 1950, todas as medidas foram comparadas e já foi notada uma discrepância razoável. Depois, na década de 1990, todas elas foram comparadas novamente, numa campanha de calibração então lançada e observou-se que, em relação ao quilograma, haviam medidas que variavam em mais de 70 microgramas.

Em maio de 2019, os conceitos de Quilograma e Metro, entre outras medidas, sofreram alterações, como explica o Prof. Dr. Daniel Magalhães, docente e pesquisador no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São C (EESC/USP) e diretor do Centro Avançado para Apoio à Inovação da Escola de Engenharia.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista: