24 de agosto de 2023

Aí está ela aberta a toda a sociedade: A “Festa do Livro da USP de São Carlos – FLUSP-2023”

E o dia 24 de agosto chegou, data do início daquela que já é considerada a maior festa literária da cidade de São Carlos e Região – “Festa do Livro da USP de São Carlos – FLUSP-2023” – organizada pela EDUSP / Universidade de São Paulo, este ano sob a coordenação da Biblioteca do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Uma imponente feira de livros e um programa cultural recheado de atrações é o que o visitante irá encontrar até dia 26 (sábado), em um convite feito a toda a sociedade.

Participar de uma festa do livro com momentos culturais é, de fato, uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante, onde predomina uma atmosfera vibrante e empolgante, repleta de pessoas apaixonadas por literatura, arte e cultura. A sensação de fazer parte desse evento é muitas vezes inspiradora. Você tem a oportunidade de conhecer autores, palestrantes, ilustradores e outros profissionais do mundo literário, além de artistas convidados oriundos dos mais variados quadrantes, sempre com, a possibilidade real de poder interagir com todos eles. Além disso, a diversidade de atividades culturais oferecidas, como palestras, debates e apresentações artísticas, permite que você mergulhe em diferentes aspectos da criatividade e do conhecimento. A atmosfera é sempre permeada por uma energia positiva, onde pessoas compartilham ideias, discutem temas literários, trocam recomendações de livros e exploram diferentes gêneros e estilos. A festa do livro também pode ser um ótimo lugar para descobrir obras e autores que você talvez não conhecesse de outra forma. Além disso, esses momentos culturais em festas do livro, como esta da FLUSP-2023, proporcionam uma sensação de comunidade, pois você está cercado por pessoas que compartilham interesses semelhantes. É uma oportunidade de expandir sua rede social e conhecer novas amizades que compartilham seu amor pela leitura e pela cultura, criando uma verdadeira sensação de imersão no mundo literário e cultural, oferecendo aprendizado, entretenimento e conexões significativas.

Abertura oficial da “FLUSP-2023

Ana Mara Prado

Antecedendo a abertura oficial da “FLUSP-2023”, cujo espaços estavam praticamente ocupados pelos primeiros visitantes, coube ao Coral da USP de São Carlos oferecer a todos os presentes uma espécie de “aperitivo”, uma apresentação que não fugiu à regra daquilo que se espera do grupo coordenado pelo Maestro Sergio Alberto de Oliveira – ou seja, simplesmente magistral.

Coube a Ana Mara Prado, bibliotecária-chefe da Biblioteca do IFSC/USP fazer a abertura oficial deste evento, tendo destacado o formato da festa, composto por uma feira de livros com a participação de inúmeras editoras, e atividades culturais em diversos formatos – literatura, música, dança e teatro, entre outras – com a participação de todas as Unidades e bibliotecas instaladas no Campus USP de São Carlos, bem como do Centro Cultural da USP e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus. Na sequência desta abertura oficial, usaram ainda da palavra, para agradecimentos e boas-vindas, Márcio Pelozio, diretor comercial da EDUSP, e o Prof. Guilherme Sipahi, presidente do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos.

A programação desta “FLUSP-2023” iniciou-se da melhor forma através de uma palestra baseada no livro “Eu um com o impulso”, com o seu autor, Vladimir Safatle, um evento que foi mediado por Ruy Sardinha, ao que se seguiu o bate-papo intitulado “Mulheres na ciência e na política”, com a participação de Dina Lima Kinoshita e Mirlene Fatima Simões, com moderação de Stela Martins.

Mais tarde, a apresentação musical “Uma pitada de salsa”, pelo grupo “Salsaria”, abrirá espaço para a palestra “Leitura e Resistência, com Rita von Hunty, tendo como mediadora Maíra Martins.

Esta FLUSP-2023″ tem os apoios culturais da EPTV, Hotel São Carlos Marklin Suites, e PU – Ponto Universitário.

Não percam a programação agendada para os próximos dias 25 e 26 – veja abaixo.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP