29 de outubro de 2018

Agência USP de Inovação organiza AIMday USP Biomedicina

Numa iniciativa da Agência USP de Inovação (AUSPIN) e com o apoio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) e o SciBiz, realiza-se no próximo dia 13 de novembro, no Edifício FEA 1, em São Paulo, a primeira edição do AIMday USP, com a temática Biomedicina Terapêutica, um evento que estará focado em questões relacionadas a tratamentos terapêuticos, englobando métodos e procedimentos, inclusive medicamentos.

O AIMday é um evento que pretende viabilizar o encontro entre empresas, organizações públicas ou privadas e pesquisadores da universidade, com base em interesses comuns. As questões serão trazidas pelo mercado e tratadas, por uma hora, em pequenos grupos de discussão formados por uma empresa e pesquisadores de diversas áreas. Assim, o AIMday propicia um ambiente em que se estabelecem novos contatos, se compartilha conhecimento e, espera-se, sejam alavancados projetos em conjunto.

Destacam-se neste evento a importância de ações que estimulem iniciativas focadas em biomedicina, visto que o déficit no Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) encontrava-se em torno de US$ 10 bilhões em 2016, em razão do forte aumento das importações neste segmento. Se, por um lado, este déficit representa forte dependência tecnológica do país em relação aos fornecedores de tecnologia, por outro, representa uma enorme oportunidade para universidades e empresas, por meio da cooperação tecnológica, criarem pontes que ultrapassem este gap tecnológico e permitam o desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas no que se refere à Biomedicina Terapêutica.

O AIMday USP Biomedicina Terapêutica é organizado pela Agência USP de Inovação (AUSPIN) como parte do Projeto LISTO (Latin American and European Cooperation on Innovation and Entrepreneurship), uma cooperação internacional no âmbito do Erasmus+ capacity building project – Key Action 2, com foco em relações universidade-empresa, educação empreendedora e estratégias da universidade para inovação. A metodologia do AIMday foi desenvolvida pela Universidade de Uppsala (Suécia) e compartilhada com a Universidade de São Paulo e demais participantes do Projeto LISTO.

Para obter mais informações sobre este evento, clique AQUI.