18 de maio de 2017

Ações direcionadas ao ensino fundamental

O Centro de Inclusão Social (CIS) da USP, em São curso_cisCarlos, vai oferecer um curso de programação e robótica para os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Prof. Bento da Silva César (São Carlos), e cujo objetivo é ensinar aos jovens os princípios de programação, com aplicação dos conhecimentos em robôs Arduinos, além de preparar os estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Segundo notícia veiculada no website da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), pela Assessoria de Comunicação dessa Unidade, o responsável pelo projeto será o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Maximiliam Luppe, com as aulas a serem ministradas pelo aluno do Curso de Engenharia de Computação, oferecido pela EESC em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), Caique Honório Cardoso.

Luppe e Cardoso estiveram presentes no dia 27 de abril último na Escola Estadual Prof. Bento da Silva César para apresentar a oportunidade a cerca de cinquenta alunos. Dentre eles serão selecionados oito estudantes para compor a turma que aprenderá programação utilizando ferramentas como a linguagem de programação visual Scratch, desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e robôs que utilizam a plataforma Arduino, com foco para que, no final, participem da OBR.

O curso faz parte do projeto designado Laboratório de Introdução à Informática para Alunos do Ensino Fundamental, do CIS. A escola envolvida já participou desse projeto durante o segundo semestre de 2016, quando alguns alunos do 8° ano participaram de um curso de princípios de programação.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição nacional que testa os conhecimentos sobre robótica de seus participantes. Na modalidade prática, os competidores terão que montar um robô e programá-lo para executar tarefas determinadas pela organização da olimpíada. As inscrições para participar estão abertas até o dia 20 de maio.

Para saber mais sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica, clique AQUI.

Para mais informações, contate  Caique Honório Cardoso através do email caique.cardoso@usp.br

Por outro lado, o CIS/USP já recebeu o material que foi gentilmente doado pela Pearson Education do Brasil (https://br.pearson.com/), constituído por livros e outros títulos com áudio em CD, como, por exemplo, cursos de inglês, que serão bastante úteis para introduzir o idioma nos jovens estudantes.

Pearson-doao_2017_livros_cds_ingles_001

Pearson-doao_2017_livros_cds_ingles_002

(Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC/USP)