3 de agosto de 2016

Prioridades para o IFSC/USP

acessibilidade_250Ao longo dos últimos anos e principalmente na atual gestão, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) tem buscado sanar os problemas relacionados com as acessibilidades às suas infraestruturas, prevendo-se que até meados de 2018 os prédios da Unidade, localizados na Área – I do campus USP São Carlos, estejam devidamente enquadrados nesse processo. Recordamos, a propósito, que as obras de remodelação se fazem necessárias, já que os prédios da Área – I começaram a ser construídos há aproximadamente três ou quatro décadas, quando ainda não havia uma preocupação social e urbanística relativamente ao quesito das acessibilidades para todos os cidadãos.

Por seu turno, os prédios da Unidade construídos na Área – II do campus, não estão passando por reformas dessa natureza, já que foram elaborados e construídos ao abrigo de normas que priorizam a acessibilidade.

Pisos táteis, corrimãos sólidos e devidamente sinalizados, bem como conjuntos de elevadores e rampas, já fazem parte das infraestruturas pertencentes ao Instituto, indo, inclusivamente, ao encontro do que é exigido pela Promotoria Pública do Estado de São Paulo para que os prédios da Unidade sejam 100% acessíveis. Além das obras já executadas ao longo tempo, encontram-se em execução, neste momento, obras de construção de três novas rampas e um novo elevador.

Rampas para cadeirantes

No que diz respeito a rampas de acesso, atualmente estão sendo construídas duas: uma no Bloco G, em frente à Gráfica e ao Almoxarifado do IFSC/USP, e outra no Bloco E, que une o Grupo de Polímeros “Bernhard Gross” à área de vivência “Professor Horacio C. Panepucci”, no prédio dos Laboratórios de Ensino de Física – LEF/IFSC. Assim que a conclusão desta última for concluída, uma terceira rampa será feita próxima ao espaço dedicado aos funcionários terceirizados. “Nossa meta é que até o mês de outubro deste ano as três rampas fiquem prontas”, diz Mauricio Schiabel, chefe do Departamento Financeiro do Instituto de Física de São Carlos.

As obras correspondentes às três rampas custarão cerca de cinquenta mil reais, montante que será extraído do orçamento do próprio IFSC.

obra1_500

obra2_500

obra3_500

Elevador e plataformas

Além das rampas, o IFSC/USP elaborou a planta para a construção de uma torre no Bloco F2, que abrigará o último elevador que fará parte da infraestrutura da Unidade, igualmente na Área – I do campus.

A licitação referente à construção da torre do elevador já está em andamento e Mauricio Schiabel explica que a primeira etapa desta obra corresponde apenas à construção da torre, já que cada elevador é adquirido sob medida – primeiro se constrói a torre, para, depois, comprar e instalar o elevador.

Mauricio prevê que o elevador fique instalado e operacional já em meados de 2018. “Com a conclusão das obras das rampas e do elevador, atenderemos todas as exigências legais e o Instituto se tornará cem por cento acessível”, pontua ele.

MAURICIO_1_500

O orçamento para a construção da torre e para a compra e instalação do elevador corresponde a aproximadamente duzentos e setenta mil reais, valor esse que será integralmente suportado pela Superintendência de Espaço Físico da Universidade de São Paulo (SEF/USP).

Além disso, também serão adquiridas duas plataformas elevatórias: uma será instalada no já citado espaço de vivência, enquanto a outra dará acesso ao auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”.

Cada uma das plataformas está orçada em R$ 25 mil, totalizando R$ 50 mil, que, em princípio, serão adquiridos com recursos da SEF/USP. Segundo Mauricio Schiabel, a expectativa é que ambas as plataformas também estejam instaladas em meados do ano de 2018.