19 de outubro de 2011

Abertura oficial da SIFSC marca início da semana

A SIFSC – Semana Integrada de Graduação e Pós-Graduação do IFSC – teve início nesta segunda-feira, dia 17 de outubro, inaugurada em uma sessão oficial guiada pelo diretor do Instituto, Professor Dr. Antonio Carlos Hernandes. A SIFSC é uma tentativa de congregar todos os alunos e todos os grupos de pesquisa do IFSC em um mesmo evento, trocando informações e dinamizando as discussões dos grupos de pesquisa, através da promoção de reuniões científicas que apresentam informações pertinentes a todos os níveis de formação envolvidos.

Assim, uma semana repleta de palestras, mesas-redondas e workshops foi preparada pelos alunos da comissão organizadora do evento, além de uma série de eventos culturais no período da noite, como apresentações de teatro, exposições de fotografias, de pintura e apresentações musicais.

Em destaque, há uma sessão de apresentação de trabalhos dos alunos dos cursos de graduação do Instituto em forma de exposição de painéis, que serão avaliados por uma comissão avaliadora composta por docentes do próprio IFSC. Desta exposição, os três melhores trabalhos serão agraciados com um estágio no exterior, prêmio oferecido no âmbito do Programa Migra, um projeto de apoio à mobilidade estudantil desenvolvido pelo IFSC.

sifsc02

sifsc01

Exposição artística de autoria de alunos do IFSC

sifsc03

Exposição da Produção Científica da Biblioteca do IFSC

Abertura

Este programa foi um dos tópicos explorados pelo Prof. Hernandes em sua fala, assim como o curso de Inglês gratuito, também oferecido pelo IFSC, e a Sala do Conhecimento, um ambiente de aprendizagem que simboliza a ênfase desta gestão na difusão do conhecimento científico para a comunidade e, mais especificamente, para o Ensino Médio. Estes três programas são grandes marcos do ano de 2010 no que diz respeito à qualidade da formação dos alunos que ingressam nos cursos do IFSC e, segundo Hernandes, a SIFSC é um importante complemento a estas medidas, pois, em suas palavras, “este é um evento da comunidade, do Instituto, e não de gestão”.

Em sua fala, Hernandes destacou ainda a necessidade acadêmica da integração que este encontro pretende promover, já que é clara, no mundo acadêmico, uma certa estagnação dos grupos de pesquisa na investigação de suas áreas, e a interação entre os pesquisadores destes grupos cria uma sinergia fundamental para a fluidez de suas pesquisas. O IFSC, como um Instituto altamente multidisciplinar, enfatiza largamente a convivência entre as disciplinas e as áreas de pesquisa, e este evento pretende não apenas mostrar este aspecto, mas também contribuir para o seu reforço. Também por esta razão, Hernandes enfatizou a importância da presença dos docentes do Instituto no evento, bem como dos dirigentes da USP-São Carlos, que devem estar presentes na próxima edição do evento.

sifsc04

Na mesa de abertura, também estavam presentes o Professor Tito Bonagamba, como Presidente da Comissão de Pós-Graduação, o Professor Otávio Henrique Thiemann, como Coordenador da Comissão de Coordenação de Curso (CoC) – Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares, o Professor Lidério Ioratti Junior, como suplente do presidente da Comissão de Graduação, e a Professora Cristina Kurachi, como Presidente da Comissão GesPública de Gestão da Qualidade e Produtividade do IFSC. Dentre eles, o professor Tito Bonagamba foi o primeiro a se pronunciar, com uma apresentação que teve início com o apontamento das conquistas da USP neste mês de outubro. Apenas neste mês, a USP comemorou o número de 100 mil títulos de pós-graduação desde sua inauguração, foi posicionada em primeiro lugar no ranking latino-americano de instituições de ensino superior, despontou pela primeira vez entre as 200 melhores instituições do planeta e foi elogiada pela revista The Economist. A partir daí, o pesquisador refez os passos da história da USP, demonstrando as principais contribuições da universidade no que diz respeito aos avanços tecnológicos, científicos e políticos do Brasil.

E, o mais importante, saindo da zona de conforto, o docente também foi crítico, enfatizando a importância da instituição criar um mercado de trabalho também fora da academia, estabelecendo parcerias com empresas e incubadoras, fazendo com que o profissional de Ciências Exatas expanda sua atuação ocupando posições importantes desenvolvendo pesquisas também em indústrias. Segundo os dados que ele apresentou, o Brasil necessita de cerca de 150 mil engenheiros a serviço do país nos próximos anos, uma deficiência profissional que os físicos estão aptos a sanar. E, como uma provocação saudável, que serviria para instigar e motivar os alunos ali presentes, ele finalizou com a pergunta, que remonta o tema central da SIFSC: “Física: uma ciência sem fronteiras?”. A resposta fica para os próprios estudantes, pesquisadores, responderem, na prática, em um futuro muito próximo.

Acompanhe a programação da SIFSC ao longo da semana clicando aqui.