20 de novembro de 2015

5º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão

Na manhã de 17 de novembro, o PUBLICO_V_SIMPOSIO_300Centro de Eventos do Campus USP São Carlos recebeu estudantes e professores para a realização da solenidade de abertura do 5º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, na qual a mesa de honra foi formada pelos seguintes docentes: Tito José Bonagamba, Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Marco Henrique Terra, Prefeito do Campus USP São Carlos, Germano Tremiliosi Filho, Diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Alexandre Nolasco de Carvalho, Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), João Marcos de Almeida Lopes, Coordenador do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária da USP São Carlos, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Carlos Alberto Ferreira Martins, Diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), Paulo Sergio Varoto, Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e José Nicolau Gregorin Filho, Coordenador Geral do Programa Aprender com Cultura e Extensão.

MESA_DE_HONRA_V_SIMPOSIO_500

Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP), o Simpósio teve como objetivo fomentar as atividades de cultura e extensão na Universidade, através da exposição de pôsteres de pesquisas executadas por alunos de graduação da USP e de outras universidades.

Durante o evento, que neste ano contou com 750 projetos selecionados no edital 2014/2015, os trabalhos foram apresentados à comunidade uspiana e avaliados por uma comissão. Os projetos selecionados em primeiro lugar nas áreas de Humanidades, Ciências Exatas e Biológicas, receberam distinções acadêmicas, e os autores tiveram a oportunidade de propor um artigo para o 15º volume da Revista de Cultura e Extensão USP que será publicado pela PRCEU-USP em maio de 2016.

MARIA_ARMINDA_250Na abertura do Simpósio, a Profa. Maria Arminda destacou a grande alegria com que se realizou a quinta edição do evento no Campus USP São Carlos. A montagem desse Simpósio trouxe várias inovações, não só do ponto de vista estético da exposição dos trabalhos, mas, sobretudo, do ponto de vista científico…. Meu coração regozija quando olho para este programa… Agradeço muitíssimo ao Campus USP de São Carlos, que é tão importante e vigoroso do ponto de vista da ciência e da atividade de extensão, comentou ela, tendo dito também que o Simpósio Aprender com Cultura e Extensão tem servido como modelo para a construção de outras iniciativas voltadas aos estudantes universitários.

Logo após a fala de Maria Arminda, o Prof. José JOSE_NICOLAU_200Nicolau Gregorin Filho sublinhou a importância que os participantes têm de trocar experiências na área de cultura e extensão. Um aluno não se forma apenas com experiência em laboratório. Hoje o aluno passa a conviver com a comunidade e a sociedade; aquele público para o qual ele vai trabalhar futuramente, disse o Coordenador Geral do Programa Aprender com Cultura e Extensão.

JOAO_MARCOS_200Em seguida, o Prof. João Marcos falou sobre a natureza essencial do conhecimento. Quando analisamos o conhecimento, percebemos que sua natureza é livre e precisa circular. Se tentarmos confiná-lo, através de patentes, por exemplo, ele escapa… A universidade é o ponto principal do conhecimento, mas não podemos nos esquecer da sociedade, que também constrói conhecimento, disse ele.

Após a apresentação de uma palestra ministrada pela Profa. Maria Arminda, a abertura do Simpósio finalizou-se com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo.

ORQUESTRA_V_SIMPOSIO_500

Bicho: quem te viu, quem te vê!

Durante o evento, os participantes do MUSEU_BICHO_VL_3005º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão também conferiram a exposição Bicho: quem te viu, quem te vê!. Organizada pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), estrutura dirigida pelo Prof. Dr. Valter Líbero (IFSC/USP), a mostra itinerante ressalta a importância da conservação da biodiversidade, enfatizando a ecologia da fauna silvestre da região central do estado de São Paulo, através de painéis que representam a interação entre o ambiente natural e urbano, animais taxidermizados e de outros conteúdos.

O 5º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão encerrou-se em 18 de novembro.