5 de junho de 2023

Abertas vagas para Pós-Doc no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF-IFSC/USP)

O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), alocado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), acaba de abrir duas chamadas para quatro (4) vagas para Pós-Doc, com bolsas FAPESP, para as áreas de Biofotônica e Nanofotônica.

Área de Biofotônica

A primeira chamada (Processo FAPESP – 2013/07276-1)

destina-se a duas vagas, podendo se inscrever candidatos de qualquer nacionalidade, com experiência em Biofotônica, em um ou mais dos tópicos listados:

– Terapia Fotodinâmica antitumoral e antimicrobiana;

– Modelos biológicos in vitro (organ-on-a-chip, cultura celular 3D, biofilme);

– Instrumentação óptica e técnicas de microscopia óptica avançada;

– Fundamentos e aplicações de terapia sonodinâmica/sono-fotodinâmica;

– Radiação ionizante combinada a técnicas ópticas;

Os projetos visam investigar aspectos inovadores em Biofotônica gerando novas aplicações ópticas em Ciências da Vida.

O candidato deverá ter obtido título de Doutor em Física, Biologia, Engenharia, Química, Ciências Biomédicas e áreas relacionadas nos últimos 5 anos.

Documentos necessários (a serem enviados por e-mail para lili@ifsc.usp.br A/C Lilian):

– Duas cartas de recomendação (com nome e informações de contato dos provedores das cartas);

– CV com lista de publicações (incluir ORCID iD e/ou link para Google Scholar);

– Declaração de uma página sobre o interesse (deixar claro o(s) tópico(s) de interesse específico).

Os candidatos selecionados iniciarão suas atividades entre agosto e setembro de 2023, sendo que o selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

As inscrições deverão ser feitas até dia 30/06/2023.

Área de Nanofotônica

A segunda chamada (Processo FAPESP – 2013/07276-1) destina-se igualmente a duas vagas destinadas a candidatos de qualquer nacionalidade, com experiência em Nanofotônica, numa ou mais das temáticas elencadas:

– Interação de Plásmon-Polaritons com emissores quânticos (experimentais e teóricos);

– Metamateriais plasmônicos para aplicações em sensoriamento (experimental);

– Crescimento de materiais (semicondutores, vidros ou óxidos) para aplicações de Nanofotônica/Plasmônica;

– Integração de metamateriais plasmônicos e dispositivos microeletrônicos para aplicações lab-on-a-chip;

– Caracterização de materiais fotônicos usando MicroRaman ou Microscopia Óptica Confocal;

O candidato deverá ter doutorado nas áreas de Física e Engenharia nos últimos 5 anos.

Os seguintes documentos devem ser enviados por e-mail para euclydes@ifsc.usp.br (assunto: “PD em Nanofotônica”):

– Duas cartas de recomendação (com nome e informações de contato dos fornecedores de cartas);

– CV com lista de publicações (incluir ID no ORCID e/ou link para Google Scholar);

– Declaração de interesse de uma página (deixe claro o(s) tópico(s) de interesse específico).

Os candidatos selecionados deverão iniciar suas atividades entre agosto e setembro de 2023.

O candidato selecionado receberá uma Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e uma Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Data limite para inscrições: 30/06/2023