15 de março de 2023

Aberta inscrição para seleção de bolsista Pós-Doc – “Combinação de rede-autômatos e redes neurais para análise de dados”

Está aberta a inscrição para a seleção de um bolsista de pós-doutorado para o projeto “Combinação de rede-autômatos e redes neurais para análise de dados”, a ser realizado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e na Faculdade de Engenharia de Biossistemas da Universidade de Ghent, na cidade de Ghent – Bélgica.

É obrigatório trabalhar no Brasil por pelo menos um ano, com a possibilidade de trabalhar até dois anos, e é recomendado trabalhar até um ano na Bélgica, tornando a duração total da bolsa de pós-doutorado de até três anos.

Este projeto científico propõe a combinação das áreas de autômatos celulares, aprendizado de máquina e redes complexas para a análise de dados e reconhecimento de padrões.

O projeto tem como objetivo desenvolver novas ferramentas para caracterizar e extrair medidas de redes complexas utilizando ferramentas de rede-autômatos e redes neurais que incorporam as características do fenômeno e dos dados em estudo e revelam comportamentos subjacentes. Por conseguinte, é importante avaliar quais são as medidas extraíveis mais informativas. Para esse fim, serão realizadas tarefas de reconhecimento de padrões para identificar os melhores descritores.

Especificamente, os objetivos são:

1-investigar e propor modelos de rede-autômatos para caracterizara evolução dinâmica de redes complexas;

2- adaptar e propor técnicas baseadas em modelos de redes neurais para aprender recursos das redes complexas e sua evolução dinâmica gerada por rede-autômatos, combinando assim as duas abordagens.

Responsabilidades do bolsista:

Propor métodos teóricos e algoritmos para o estudo de padrões em redes autômatos (autômatos celulares + redes complexas);

Desenvolvimento de modelos inovadores para reconhecimento de padrões combinando redes autômatos e redes neurais artificiais;

Requisitos:

O(a) candidato(a) deve atender aos seguintes requisitos:

Experiência nas áreas de autômatos celulares, redes neurais e redes complexas;

Destacado desempenho acadêmico e científico, com publicações científicas (em veículos de reconhecida qualidade – periódicos internacionais indexados) nos temas do projeto.

É requerido ao menos 1 publicação em redes complexas ou autômato celular, 1 publicação em redes neurais artificiais e/ou 1 publicação combinando ambas metodologias.

É esperado que o candidato tenha experiência em colaborações com pesquisadores do Brasil e exterior;

Habilidade em comunicação oral e escrita em inglês.

Processo seletivo:

Os candidatos interessados que atendam os requisitos devem encaminhar e-mail para Prof. Dr. Odemir Bruno – bruno@ifsc.usp.br com o assunto “Seleção Pós-Doc FAPESP-FWO” os documentos necessários para a inscrição:

1-Curriculum Vitae atualizado, indicando formação, produção científica, projetos dos quais participou;

2-Carta de apresentação, com a motivação para a pesquisa e ressaltando suas habilidades relacionadas ao tema projeto.

O envio dos documentos para a efetivação da inscrição no processo seletivo deve ser realizado até 15/04/2023.

O processo seletivo será baseado principalmente no perfil acadêmico, em particular, na produção científica relacionada ao tema em veículos de reconhecida qualidade, além da carta de apresentação.