8 de agosto de 2017

Aaron Ciechanover (Prêmio Nobel da Química-2004) profere palestra na USP

O Auditório do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, vai receber no próximo dia 09 de agosto, pelas 10h, uma palestra com o Dr. Aaron Ciechanover, vencedor do Prêmio Nobel de Química – 2004.

Com o tema “O sistema proteolítico ubiquitina: de mecanismos básicos a doenças humanas, até o desenvolvimento de medicamentos”, o palestrante traçará um paralelo entre sua descoberta e a medicina personalizada relacionada ao câncer.

Organizado em parceria com o Nobel Media e a empresa farmacêutica Astra Zeneca, o evento faz parte do Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), um programa global que leva premiados pelo Nobel para universidades e centros de pesquisas a fim de inspirar e envolver jovens cientistas, a comunidade científica e o público.

Aaron Ciechanover nasceu em Haifa (Israel), em 1947, e é pesquisador do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion). Juntamente com os pesquisadores Avram Hershko (Technion) e Irwin Rose (Universidade da Califórnia, EUA), foi um dos responsáveis pela descoberta da degradação das proteínas através da ubiquitina.

Direcionada especialmente a jovens pesquisadores e à comunidade científica, o evento é gratuito, mas as vagas são limitadas.

Este evento terá transmissão ao vivo no site da USP e o link ficará disponível para assistir a palestra posteriormente.

O auditório do InRad fica na Travessa da Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75, próximo à Estação Clínicas do Metrô.

(Com informações do Jornal da USP)