18 de fevereiro de 2020

A porta que se abre num mercado de trabalho competitivo

Graduado em Ciência Físicas e Biomoleculares (2008/2011), com doutorado em Física (2012/2019) no IFSC/USP, Francesco Brugnera Teixeira enfrentou no final de seu doutorado algo que é de alguma forma comum nos jovens pesquisadores – a procura de uma saída profissional no competitivo mercado de trabalho nacional.

A procura durou relativamente pouco tempo e passados alguns meses Francesco foi contratado como Pesquisador Pleno na empresa Cristália, na cidade de Itapira (SP).

Durante esse período de busca, Francesco manteve seus primeiros contatos com o Escritório de Ações para Imersão no Mercado de Trabalho (AIMT), estrutura recentemente criada pela diretoria do IFSC/USP, que tem como objetivo promover uma interação entre a universidade e as empresas, de modo a que as necessidades destas sejam atendidas através das habilidades dos estudantes do IFSC/USP e de outras unidades, bem como os interesses das empresas, facilitando o processo de compatibilização das necessidades de oferta e procura..

Neste contexto, Francesco Teixeira, foi convidado a apresentar, durante o evento que marcou a abertura oficial do AIMT, o seu percurso acadêmico, com ênfase para a sua experiência no exterior, ocorrida na Universidade de Regensburg, na Alemanha.

Além de ter desenvolvido suas habilidades acadêmicas e científicas, que consolidaram sua forte formação em Física, Francesco Brugnera Teixeira teve ainda a oportunidade de se integrar e vivenciar em uma nova cultura, algo que lhe trouxe grandes aprendizados, enquanto cidadão do mundo.

Que a estrada do sucesso seja bem longa para este nosso aluno, é o que desejamos.