27 de novembro de 2015

Presidente da SPIE visita IFSC/USP

Há já vários anos que o Grupo de Óptica “Milton Ferreira de Souza”, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), se consolidou com o desenvolvimento de estudos envolvendo o uso de óptica e laser nos mais diversos campos do conhecimento, como, por exemplo, na área de Física Atômica e Molecular, na qual utiliza feixes de luz laser e campos magnéticos para aprisionar e resfriar átomos.

Grande parte de seu reconhecimento se deve também aos trabalhos que visam ao conforto e à solução de problemas da população: o Grupo de Óptica desenvolve pesquisas aplicadas, em especial na área da saúde, tendo já obtido sucesso em pesquisas voltadas à cura e ao tratamento de doenças através da Terapia Fotodinâmica (TFD), tais como o diagnóstico e tratamento da onicomicose (micose de unha) e o combate às lesões que causam o câncer do colo de útero.

Em razão da qualidade de seus pesquisadores e de suas pesquisas, o Grupo de Óptica é destaque logo-spie250tanto no Brasil, como em outros países. Graças à competência de seus membros, hoje o Grupo tem uma importante relação com a SPIE, a sociedade internacional de óptica e fotônica que conta com a colaboração de cerca de 25 mil membros oriundos de várias partes do mundo. Fundada em 1955, com o intuito de popularizar a ciência e aproximar os cientistas que desenvolvem pesquisas na área de óptica e fotônica, a SPIE organiza conferências em países da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, anualmente. Esses eventos são algumas das formas que a sociedade utiliza para promover os estudos desenvolvidos em ambas as áreas, para um público da ordem de 150 mil pessoas.

Neste ano, o Instituto de Física de São Carlos recebeu a visita do presidente da SPIE, Dr. Robert Lieberman, que se mostrou impressionado com o que observou nesta Unidade. Os trabalhos sobre Óptica desenvolvidos em São Carlos têm qualidade excelente. Os estudos do Grupo de Óptica do IFSC/USP têm refletido na melhoria da qualidade de vida da sociedade. Além das pesquisas, fiquei impressionado com o corpo docente e com os estudantes da Unidade, disse ele em um vídeo produzido pelo citado Grupo.

O grande número de pesquisadores que se dedicam aos estudos em Óptica, no Brasil, principalmente em São Carlos, foi outro aspecto ROBERT_BOB_350que impressionou Robert Lieberman, durante sua viagem ao nosso país. Muitos pesquisadores do exterior têm vindo ao Brasil para se dedicarem aos trabalhos relacionados à Óptica e desenvolver uma variedade de tecnologia, como células solares mais eficientes e técnicas à base de TFD capazes de tratar doenças, comentou ele, tendo dito também que o país está à frente no que se refere ao desenvolvimento de pesquisas em Óptica e Fotônica (além do Grupo de Óptica, o IFSC/USP possui o Grupo de Fotônica, que se dedica aos estudos de propriedades ópticas).

Para o Dr. Robert, os trabalhos desenvolvidos nestas duas áreas impactam no cotidiano das pessoas, através de áreas como comunicação e informação, tendo em vista que os dispositivos eletrônicos (TV’s, smartphones, notebooks, etc.) que utilizamos hoje só existem em razão dos estudos feitos nas áreas de Óptica e Fotônica.

Por exemplo, graças às tecnologias baseadas na luz, hoje os circuitos eletrônicos são mais compactos, o que permite a fabricação de aparelhos menores e mais eficientes. A Óptica está em todos os lugares…, pontuou ele, acrescentando que a SPIE está engajada em continuar estabelecendo conexões entre pesquisadores de várias partes do mundo, de modo a cooperar com o desenvolvimento de novas pesquisas em ambas as áreas e aproximar os estudantes do público em geral, para que eles possam educar a sociedade sobre a importância da ciência.