17 de julho de 2015

Nova ação de divulgação científica

Há pouco mais de um ano, o docente e atual diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) Tito José Bonagamba, decidiu incluir mais uma ação de divulgação científica no Instituto, com o objetivo de aproximar a sociedade do mundo científico, e lançou o projeto Aproximação IFSC/ comunidade pré-universitária, que, atualmente, é coordenado pelo docente do IFSC, João Renato Carvalho Muniz, e pelo educador do IFSC, Herbert Alexandre João.

O projeto envolve diversos docentes do Instituto com um objetivo em comum: universitario350desmistificar a carreira de um físico através de palestras e apresentações interativas, dinâmicas e em linguagem acessível, tendo como alvo pré-vestibulandos de escolas públicas e privadas do ensino médio e quaisquer outros com interesse em ingressar no ensino superior. “Conversamos com alguns membros da Diretoria de Ensino de São Carlos e região e, já no segundo semestre de 2015, iremos às escolas públicas, pelo menos uma vez ao mês, para ministrar palestras”, explica João Renato.

A escolha das escolas a serem visitadas não será aleatória: serão priorizadas aquelas nas quais estão presentes alunos que já demonstram interesse em seguir carreiras nas áreas de exatas, especialmente na física. “Num certo momento do projeto, realizaremos uma edição especial do programa ‘Universitário por Um Dia’ [1Dia] somente para esses alunos e seus pais, para que eles venham até o Instituto. Nessa edição especial, nossos docentes farão palestras com temas atuais na área de física e com as grandes pesquisas realizadas em nosso Instituto”, adianta João Renato

Uma das ações já colocada em prática é a palestra A física no IFSC e o mercado de trabalho, ministrada pelo próprio João Renato, até o momento em quatro diferentes oportunidades, sendo que em todas as ocasiões, o número de participantes foi bastante significativo. Na palestra, além da apresentação de um breve histórico da USP, são apresentados os cursos de graduação oferecidos no IFSC, os laboratórios de pesquisa do Instituto, as empresas que já possuem ex-alunos do Instituto em seus quadros, oportunidades de trabalho para um físico, a cidade de São Carlos e, finalmente, os benefícios oferecidos aos estudantes da USP (bolsas de estudos, alimentação, moradia etc.). “Este último item é um dos que mais gosto de falar. Mostrar que mesmo aqueles que têm condição financeira limitada podem estudar aqui é algo muito importante, já que muitos não têm conhecimento sobre isso. Em relação à nossa localização, durante a palestra, enfatizo os diversos aspectos positivos de São Carlos e as vantagens de se estudar no interior”, conta.

Pode parecer renato350difícil acreditar que uma palestra que tenha a física como tema principal faça tanto sucesso, levando-se em conta que a relação de candidatos por vaga em cursos de física seja baixa. Mas, de acordo com João Renato, esse quadro deve mudar- e o sucesso de suas palestras é uma prova disso. Ele destaca que, antes de levantar bons números de estudantes para os cursos de física, tem-se a vontade de atrair bons alunos. “Mais do que atrair alunos para prestar cursos de física no vestibular, a ideia atrair pessoas realmente interessadas em fazer física. Se tivermos bons alunos de graduação no IFSC, também teremos bons alunos em nossa pós-graduação e, por sua vez, bons pesquisadores que, num futuro mais distante, poderão se tornar nossos colegas de trabalho. O aumento da procura pelos nossos cursos pode ser uma consequência disso, mas não é nossa maior preocupação nesse momento”, afirma.

Há, ainda, muitos planos e ações a serem colocadas em prática no projeto Aproximação IFSC/ comunidade pré-universitária. Como o próprio João Renato faz questão de mencionar em suas palestras, este é um momento de se ter um contato direto com a sociedade e, mais do que isso, trazer respostas a ela. O retorno positivo das palestras é um dos sinais de que uma dessas respostas é satisfatória e, certamente, deverá gerar muitos efeitos positivos- em curto, médio e longo prazo.