6 de junho de 2017

A Missão Garatéa e tecnologias

Pelas 13 horas de 06 de junho, realizou-se na sala de seminários do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) a palestra A Missão Garatéa e tecnologias, em que o engenheiro Lucas Fonseca, diretor executivo da Airvantis Engineering, falou sobre a participação do Campus USP São Carlos no projeto Garatéa-L, que visa à primeira viagem à Lua através de tecnologias brasileiras.

Fonseca é graduado em Engenharia Mecatrônica LUCAS_FONSECA_250pela USP e mestre em Engenharia de Sistemas Espaciais pelo Instituto Superior de Aeronáutica e do Espaço (ISAE-SUPAERO – França). Sua tese de mestrado foi desenvolvida no Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e dedicada ao projeto Missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA). Após o mestrado, atuou no DLR durante dois anos, sendo atualmente diretor executivo da Airvantis Engineering, que objetiva “promover a Inovação Tecnológica da área aeroespacial no Brasil através da pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia-chave com parceiros nacionais e internacionais”.