5 de abril de 2018

A grande transformação da cidade de São Carlos num curto período de tempo

Com cerca de 220 mil habitantes, acrescida de uma população flutuante de perto de 30 mil pessoas, entre professores e alunos que frequentam os diversos estabelecimentos de ensino superior, a cidade de São Carlos é hoje considerada o Vale do Silício brasileiro, algo que foi amadurecido desde a década de 50 do século passado quando foi criada a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), até à década de 80 desse mesmo século e de lá até à presente data, com o desenvolvimento da ciência como um todo: um salto enorme protagonizado não só pela USP, como também pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, entre inúmeros outros polos de ciência e tecnologia que existem na cidade.

Sendo a cidade brasileira que possui a maior porcentagem de pesquisadores com doutorado por habitante (1/180), enquanto a média nacional se pauta por 1/5.000, São Carlos foi recentemente destacada no programa Pequenas Empresas – Grandes Negócios, da Rede Globo, como um exemplo único, onde alunos e professores criam novas empresas e fundam startups, com investimentos importantes que promovem centros de inovação de excelência.

Clique AQUI para assistir ao programa.

(Créditos da foto principal: EPIL)