Notícias

23 de agosto de 2018

A Espectroscopia Raman e seu papel na nova caracterização mineral

Conforme tivemos oportunidade de noticiar, o pesquisador do IFSC/USP, Marcelo Barbosa Andrade, ministrou no dia 12 do corrente mês, no Centro de Convenções e Exposições de Melbourne (Austrália), o workshop subordinado ao tema Espectroscopia Raman e seu papel na nova caracterização mineral, inserido na 22ª Reunião da Associação Internacional de Mineralogia.

Marcelo Andrade dissertou como a espectroscopia Raman é considerada uma das melhores técnicas não destrutivas, atendendo a que a técnica fornece uma impressão digital do mineral estudado. Em geral, a técnica pode lidar com pequenas quantidades de material sem preparação prévia, e o desenvolvimento de uma nova geração de lasers e espectrômetros de estado sólido aumentou a acessibilidade da espectroscopia Raman.

Outra abordagem que o pesquisador fez foi sobre o fato da Associação Internacional de Mineralogia ter aprovado aproximadamente cem novos minerais por ano, o que, devido à raridade das amostras, a espectroscopia Raman ter desempenhado um papel importante em sua caracterização.

Durante o workshop, o pesquisador apresentou também alguns aspectos teóricos da análise vibracional e métodos para atribuições de bandas, tais como análise de grupo fator e método de correlação.

Na foto, Marcelo de Andrade posa com outros palestrantes convidados

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..