31 de julho de 2019

A ciência por trás de uma xícara de café

Após uma breve pausa relativa ao período de férias escolares, o programa “Ciência às 19 Horas” regressa no próximo dia 20 de agosto, pelas 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas, com a apresentação da palestra intitulada “A ciência por trás de uma xícara de café”, que será apresentada pelo Prof. Flávio Borém, docente e pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFL).

Para empolgar o público sobre este tema e com uma linguagem simples e acessível, Flávio Borém coloca antecipadamente várias questões:

Existe algo mais simples e saboroso de que uma boa xícara de café?

Mas, ao mesmo tempo, existe algo mais intrigante do que explicar as razões para a qualidade do café?

Produtores e consumidores ainda hoje possuem diversas questões relacionadas ao café, como, por exemplo:

O que mais afeta a qualidade da bebida do café? A variedade ou o local onde é produzido? O método de secagem dos grãos, a torra ou o método de preparo da bebida?

O café faz bem à saúde? ou qual o melhor método para preparar uma boa xícara de café?

O Prof. Flávio Borém irá igualmente explicar o que é a Ciência da Percepção sensorial dos aromas do café.