Notícias

15 de janeiro de 2020

A “Ciência na minha vida”

Na sequência da atribuição do prêmio da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC-2017) à Profª Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC/USP), que distinguiu as mulheres que mais se notabilizaram em Química e Engenharia Química, a docente de nosso Instituto escreveu um artigo para a revista Pure and applied Chemistry, onde apresentou uma visão geral de sua carreira, iniciada em 1948, ainda no decurso de seu ensino médio.

Foi a partir daí que Yvonne Mascarenhas começou a galgar a imensa escadaria científica que a levou a se concentrar na área de Cristalografia de Raios X. Em seu foco estava a investigação e compreensão da estrutura molecular e cristalina de todas as substâncias, principalmente as de origem química, o que a levou a desempenhar um papel importantíssimo na formação de novos quadros acadêmicos e científicos na área, tanto no Brasil quanto na América Latina.

O artigo assinado pela profª Yvonne Primerano Mascarenhas é, assim, um importantíssimo documento não só para o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e para a Universidade de São Paulo, como também para a própria memória da Ciência Brasileira.

Confira o artigo AQUI.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

 

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..