19 de julho de 2024

IFSC/USP recebe Congresso de Podologia numa organização do seu Grupo de Óptica

Dr. Eduardo de Aquino Junior

O Grupo de Óptica do IFSC/USP realiza nos dias 27, 28 e 29 deste mês de Julho, com o apoio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica” (CEPOF), a nona edição do “Congresso de Podologia”, mantendo o intuito de divulgar as tecnologias e protocolos desenvolvidos no Instituto, não só para a área de podologia, como também em termos gerais na área da saúde.

O Dr. Eduardo de Aquino Junior, pesquisador do IFSC/USP e responsável por esse evento, sublinha a importância do mesmo.

“Este ano estamos concretizando este congresso com três dias de duração. O primeiro será um dia dedicado à realização de minicursos, onde iremos abordar temas como processos de cicatrização e tratamento de dor com laser, sendo que a ideia é que se possa desenvolver o tema em uma hora e meia, ao invés de uma palestra de somente 50 minutos. Já nos dias 28 e 29 – domingo e segunda-feira – iremos entrar propriamente no congresso, com palestra de 50 minutos e a exposição de casos clínicos dos profissionais, entre outros temas”, pontua o pesquisador.

Já com lotação esgotada, este congresso, que ocorrerá no “Anfiteatro Verde” do IFSC/USP, está dedicado ao desenvolvimento dos profissionais em relação à parte científica, a melhora na forma de atendimento e troca de experiências entre os participantes, por forma a priorizar e melhorar todo o conhecimento que é desenvolvido na Universidade em prol da sociedade.

Em 2023, este congresso reuniu um número vasto de participantes que lotou o Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”.

Este ano, por motivos de logística, a organização decidiu realizar o congresso em um ambiente menor – Anfiteatro Verde – no IFSC/USP, mas mesmo assim as inscrições superaram em muito aquilo que era esperado. Ou seja, uma vez mais lotação esgotada.

Participantes do Congresso de Podologia – Ano 2023

Para o coordenador do Grupo de Óptica do IFSC/USP e, simultaneamente, coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, estas instituições realizam periodicamente atividades que tentam valorizar não apenas a Academia e Pesquisa, mas também os profissionais que são os usuários do conhecimento que é gerado na Universidade e das tecnologias que são colocadas à disposição da sociedade. “O caso da podologia é uma dessas apostas. Nós desenvolvemos aos longo dos anos técnicas que permitem combater, por exemplo, a onicomicose, processos de cicatrização e de descontaminação de feridas, além de outras doenças localizadas nos pés, através de técnicas de laser. Realizar um evento onde temos a oportunidade de expor tudo isso aos profissionais, eles têm a chance de ouvir diretamente dos cientistas que desenvolveram essas tecnologias, aprofundando os seus conhecimentos. Isso torna os nossos desenvolvimentos mais próximos das classes profissionais que são usuárias dessas tecnologias”, salienta o pesquisador.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP