5 de julho de 2024

Trabalho de pesquisadora do IFSC/USP é selecionado na 7ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira

O trabalho da docente e pesquisadora do IFSC/USP, Profª Patricia Christina Marques Castilho foi um dos vinte projetos selecionados na 7ª chamada pública de apoio à ciência do “Instituto Serapilheira”, dentre 487 propostas recebidas por essa instituição. O projeto denominado “Como a presença de mecanismos dissipativos afeta o estado superfluido de um sistema quântico?”, a pesquisadora propõe-se a estudar,
por meio da utilização de gases ultrafrios, a dinâmica de vórtices em superfluidos e fenômenos análogos aos observados em supercondutores.

Como mecanismos dissipativos afetam o estado superfluido de um sistema quântico? Tendo em vistas responder a grande pergunta que norteia este projeto, a pesquisadora e seu grupo irão utilizar um novo sistema experimental capaz de produzir gases ultrafrios bidimensionais como um simulador quântico ideal, de modo a explorar a relação entre superfluxos coerentes e mecanismos dissipativos, aumentando a compreensão de como tais mecanismos afetam o estado superfluido de um sistema quântico de muitos corpos.

Na sua abordagem, gases ultrafrios caracterizam um novo dispositivo quântico, apresentando a possibilidade única de serem moldados e manipulados com um alto grau de controle. Assim, seguindo a trajetória de vórtices quantizados deterministicamente criados em um gás bidimensional com resolução sub-micrométrica e o decaimento de um superfluxo em um anel atômico bidimensional, a pesquisadora e seu grupo esperam ser possível relacionar seus resultados com os de fenômenos análogos observados em alguns materiais superconductores.

O laboratório envolvido nesta pesquisa é o laboratório 2D-K (instagram @2dklab), sob responsabilidade da própria pesquisadora e parte do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos.

Confira todas as informações relativas a esta pesquisa e à chamada do “Instituto Serrapilheira” AQUI e AQUI.