12 de junho de 2024 - 14h00 - Sala de Seminários do Grupo de Óptica (IFSC/USP)

“Seminários de Física Atômica” – “QuEra: Quantum Computing with Neutral Atoms”

A QuEra Computing é líder na comercialização de computadores quânticos usando átomos neutros, amplamente reconhecidos como uma modalidade quântica altamente promissora.

Com sede em Boston e baseada em pesquisas pioneiras da vizinha Universidade de Harvard e do MIT, a QuEra opera o maior computador quântico acessível ao público do mundo, disponível em uma grande nuvem pública e para entrega no local.

QuEra está desenvolvendo computadores quânticos tolerantes a falhas em grande escala para resolver problemas classicamente intratáveis, tornando-se o parceiro preferido no campo quântico.

Nesta apresentação, serão apresentados alguns detalhes da tecnologia de átomos neutros e aplicações científicas que podem ser investigadas com a geração atual e futura de computadores quânticos do QuEra.