1 de dezembro de 2023

O Prêmio Nobel de Física de 2023 e seu impacto científico, tecnológico e social

O IFSC/USP organizou no dia 01 de dezembro o seu último colóquio do ano de 2023, tendo como palestrante o Prof. Anderson S. L. Gomes, do Departamento de Física da UFPE, que fez sua apresentação de forma remota

Com o título “O Prêmio Nobel de Física de 2023 e seu impacto científico, tecnológico e social”, o convidado enfatizou que o citado Prêmio, edição 2023, foi concedido “pelos métodos experimentais que geram pulsos de luz de atosegundos para o estudo de dinâmica de eletrons na matéria”.

Em sua apresentação, o Prof. Anderson descreveu o caminho que levou Anne L”Huillier, Pierre Agostini e Ferenc Krausz a serem os agraciados, tendo descrito, na primeira parte da palestra, como as técnicas de geração pulsos ultracurtos na faixa de ps até fs evoluíram deste a invenção do laser em 1960 até o final dos anos 1980. Seguidamente, destacou as mudanças que permitiram a geração de pulsos de fentosegundos bem como a técnica de “chirped pulse amplificação” que premiou a Gerard Mourou e Donna Strickland o Nobel Física de 2018.

A partir da possibilidade de pulsos de altíssimas intensidades (> pW/cm2) foi possível, a partir da interação luz-matéria, a geração de pulsos com duração de atosegundos.

Já no final de sua apresentação, o palestrante mostrou aplicações potenciais, algumas já em andamento, de pulsos de atosegundos em tecnologia quântica e biofotônica.

(Rui Sintra – Jornalista)