28 de agosto de 2023

Alunos do 4º ano da EE Cel. Paulino Carlos participam do projeto “Kits Educativos da USP de São Carlos”

Yordania e a filha Tábatha

Os estudantes do 4º ano (turma B) da Escola Estadual Coronel Paulino Carlos, de São Carlos, tiveram no passado dia 24 do corrente mês uma aula especial sobre o tema “Microrganismos”. O trabalho apresentado pela estudante Tábatha Wilson Matos foi o resultado de uma pesquisa realizada durante o período das férias do mês de julho, que constituiu em um desafio da Profª Lucy Mary Soares Valentim para que os estudantes fizessem um trabalho de pesquisa de assunto de seu interesse pessoal nesse período em que não estariam na escola.

Assim que a Profª Lucy lançou o desafio de férias, Tábatha solicitou o apoio para desenvolver uma pesquisa sobre microrganismos, tema estudado em sala de aula e que despertou a curiosidade da estudante. Segundo sua mãe, doutora em ciências, Yordania Matos Gámez, desde o momento em que focou suas pesquisas em bactérias, Tábatha, mostrou interesse e vibrava em ver fotos desse mundo invisível.

Na USP de São Carlos, onde teve oportunidade de conhecer o laboratório dos kits educativos, sentiu que era o momento para conhecer o mundo invisível, utilizando o “Kit do Microscópio” com o tema “Observando os Microrganismos” e foi assim que iniciou suas descobertas.

Em sala, teve a oportunidade de apresentar seu trabalho para a Profª Lucy e para a Coordenadora Pedagógica da escola Profª Flávia Munduruca Pires Fracolli, bem como aos demais trinta e um colegas da sala.  Tábatha esteve acompanhada por sua mãe e, com o auxílio de seis microscópios cedidos pelo “Projeto Kits Educativos”, do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, físico e pesquisador o Instituto de Física de São Carlos (USP), representado, na ocasião, por Mirian Barbosa, assessora executiva responsável pelo laboratório Kits didáticos do projeto, todos os estudantes puderam desfrutar da pesquisa realizada por Tábatha.

Tábatha desfrutando do mundo microscópico

Após a apresentação do trabalho, a estudante convidou a sua turma para observar os microrganismos pelos microscópios e todos ficaram admirados com tudo que podiam ver. Ao final, foi dada a oportunidade de expressarem suas impressões as observações e tiveram suas perguntas respondidas por Tábatha e sua mãe, Yordania.

A professora da turma foi presenteada pela equipe da USP, que igualmente agradeceu a toda a equipe escolar o apoio que deu ao projeto: Diretora, Rosangela Aparecida da Silva Fornazieri; Vices Diretoras, Alexsandra Alexandre do Carmo e Sandra Elaine Cortez M. Dias Guillen, e Coordenadoras Pedagógicas, Flávia Munduruca Pires Fracolli e Clarita Gliardin Gatti.

Rendemos nossa gratidão à USP – SP, na pessoa do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, pela parceria na educação de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E, também, à pesquisadora Yordana Matos Gamez, que manifestou sua preocupação em estender o conhecimento de sua filha aos demais estudantes da turma do 4º ano B da E. E. Cel. Paulino Carlos.

Em maio, Tábatha esteve presente na palestra apresentada pelo Prof. Dr. Vanderlei S. Bagnato em comemoração ao “Dia Internacional da Luz, tendo, no final do evento, colocado no papel os momentos marcantes dessa palestra.

(Prof.ª Drª. Lucy Mary Soares Valentim)